Três pré-candidatos a prefeito da cidade já estão se organizando para as convenções partidárias
Pilar do Sul tem três pré-candidatos a prefeito para a eleição municipal deste ano. Beto Jordão (PSD), Clayton Machado (Republicanos) e Paulinho da Cadeira de Rodas (PL) disputarão os votos dos eleitores pilarenses em 06 de outubro.
Primeiro a ter sua pré-candidatura a prefeito oficializada, no dia 29 de junho, no CTC (Centro de Tradições Campeiras), o vereador Clayton Machado formou chapa com a também vereadora Elaine do Posto de Saúde (Podemos). A pré-candidata a vice foi a mais votada para a Câmara Municipal na eleição de 2020, com 1.156 votos. O evento teve a presença do deputado estadual e ex-vereador de Sorocaba Vitão do Cachorrão (Republicanos).
Clayton e Elaine oficializarão suas candidaturas na próxima quinta-feira (25), durante convenção, às 19h, em salão localizado na Avenida Antônio de Carvalho, 337, no Bairro Campo Grande. Além de Republicanos, partido do governador Tarcísio de Freitas, e Podemos, a coligação conta com PSB, partido do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Segundo Clayton, seu desejo de concorrer à Prefeitura foi motivado por entender que Pilar do Sul está “estacionada no tempo”. “Essa é a oportunidade de fazer a diferença na história do município. É a união para implementar os principais projetos para o nosso povo e colocar nossa cidade no lugar que ela realmente merece”, diz.
Já no próximo dia 29 (segunda-feira) será a vez de Beto Jordão oficializar sua candidatura durante convenção marcada para às 19h, no JR Eventos (Rua Sanjiro Sasaki, 64, Santa Cecília). O vice será Zé Francisco (PSDB), que foi candidato a prefeito em 2020 e terminou em segundo lugar com 4.345 votos (29,55%).
Ex-secretário de Saúde de Salto de Pirapora e candidato a vice do empresário Angelo Paiotti em 2016, Beto recebeu a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), o ex-deputado estadual Edson Giriboni (União Brasil) e o prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum (PSD), ao lançar sua pré-candidatura no último dia 12. A coligação reúne ainda MDB, PDT e Progressistas.
Beto Jordão defende seu currículo como assessor parlamentar, além da atuação em municípios vizinhos, como pontos capazes de fazer a diferença para o eleitorado pilarense. “Assim como tenho contribuído com outras cidades quero contribuir agora com a minha cidade, para ajudar as pessoas a terem qualidade de vida. Com o apoio político e a experiência que nosso grupo tem, sinto que a gente pode promover melhorias em áreas como cultura, saúde e social”, declara.
O PT também estava em tratativas para integrar a coligação. Após reuniões, encontros e desencontros, porém, acabou ficando de fora da chapa majoritária oficialmente e lançará apenas candidatos a vereador (sete homens e quatro mulheres). O mesmo ocorreu com o União Brasil, partido do atual prefeito Marquinho da Auto Escola, que após queda de braço com o PSDB para a indicação do vice de Beto acabou se alinhando ao PL, que tem como pré-candidato o ex-vereador Paulinho da Cadeira de Rodas.
Candidato a vice de Zé Francisco na disputa majoritária de 2020, Paulinho se apoia no bolsonarismo para alavancar sua pré-candidatura que, até então, não tinha partidos aliados. Quando tudo indicava que o PL lançaria chapa pura de prefeito e vice em Pilar do Sul, o imbróglio envolvendo o atual chefe do Executivo, que não pode concorrer à reeleição, e o grupo de Beto Jordão fez surgir o nome da funcionária pública Luci Dias de Goes (União Brasil) como pré-candidata a vice-prefeita – e um alinhamento com o grupo político do ex-prefeito Toninho da Padaria, que teve mandato cassado em 2019.
O PL não realizou evento de lançamento das pré-candidaturas até mesmo porque a composição com o União Brasil só se confirmou na última semana. A comissaão executiva municipal do Partido Liberal confirmou a convenção para sexta-feira (26), às 20h, na Rua Albertina de Jesus, 271, Jardim da Colina.
O pré-candidato Paulinho da Cadeira de Rodas não respondeu sobre sua pretensão de concorrer à Prefeitura até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto e, caso haja qualquer manifestação, este texto será atualizado.
Texto atualizado em 23/07/2024 às 9h50
(Fotos: Divulgação)