Coluna do Baena

Paulo Serra, de Santo André, é o prefeito mais bem avaliado entre as maiores cidades de SP

paulo serra psdb santo andre

O chefe do Executivo de Santo André, Paulo Serra (foto), do PSDB, lidera levantamento do Instituto Paraná Pesquisas que aponta os prefeitos mais bem avaliados das dez maiores cidades do estado de São Paulo. Com 80,1% de aprovação da população andreense, Serra está em seu segundo mandato e não pode disputar a reeleição em 2024.

Foram entrevistados entre 712 e 1.096 eleitores por cidade pesquisada, com margem de erro variando entre 3 e 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos. Em Santo André a amostra foi de 718 pessoas ouvidas e a margem de erro de 3,7 pontos.

Na sequência, vem o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), que tem aprovação de 79,1%. Já o prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB) aparece na sétima posição, aprovado por 56,7% dos paulistanos. Confira a lista completa:

1º Paulo Serra – PSDB / Santo André

Aprova: 80,1%

Desaprova: 16%

Não sabe/Não opinou: 3,9%

Amostra/Margem de erro: 718 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: não

2º Rogério Lins – Podemos / Osasco

Aprova: 79,1%

Desaprova: 18,4%

Não sabe/Não opinou: 2,5%

Amostra/Margem de erro: 712 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: não

3º Rodrigo Manga – Republicanos / Sorocaba

Aprova: 76,2%

Desaprova: 19,5%

Não sabe/Não opinou: 4,3%

Amostra/Margem de erro: 714 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: sim

4º Orlando Morando – PSDB / São Bernardo do Campo

Aprova: 72,5%

Desaprova: 23,9%

Não sabe/Não opinou: 3,6%

Amostra/Margem de erro: 719 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: não

5º Anderson Farias – PSD / São José dos Campos

Aprova: 70,4%

Desaprova: 22,9%

Não sabe/Não opinou: 6,7%

Amostra/Margem de erro: 720 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: sim

6º Rogério Santos – PSDB / Santos

Aprova: 64,8%

Desaprova: 30%

Não sabe/Não opinou: 5,1%

Amostra/Margem de erro: 719 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: sim

7º Ricardo Nunes – MDB / São Paulo

Aprova: 56,7%

Desaprova: 36,6%

Não sabe/Não opinou: 6,8%

Amostra/Margem de erro: 1.096 entrevistados / 3 pontos

Pode disputar a reeleição: sim

8º Duarte Nogueira – PSDB / Ribeirão Preto

Aprova: 55,3%

Desaprova: 40,1%

Não sabe/Não opinou: 4,6%

Amostra/Margem de erro: 718 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: não

9º Dário Saadi – Republicanos / Campinas

Aprova: 51,5%

Desaprova: 43,6%

Não sabe/Não opinou: 4,9%

Amostra/Margem de erro: 720 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: sim

10º Gustavo Henric Costa (Guti) – PSD / Guarulhos

Aprova: 40,2%

Desaprova: 56,5%

Não sabe/Não opinou: 3,3%

Amostra/Margem de erro: 717 entrevistados / 3,7 pontos

Pode disputar a reeleição: não

Túnel Santos-Guarujá

Primeira fase das obras do Parque Valongo é iniciada em Santos (2)

Ministro de Portos e Aeroportos anuncia que Lula e Tarcísio vão lançar túnel Santos-Guarujá na segunda-feira (25) em São Paulo

Em coletiva de imprensa, no Porto de Santos, nesta quinta-feira (21), o ministro de Portos e Aeroportos,  Silvio Costa Filho (ao centro na foto), antecipou que na próxima segunda-feira (25) o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará em São Paulo, com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), para um importante anúncio: o lançamento do projeto do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá. O empreendimento é, até o momento, o maior previsto na nova fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Realeza

Elena de Bourbon São Caetano

Irmã do rei da Espanha visita projeto de educação de trânsito em São Caetano

Na Semana Nacional de Trânsito, Elena de Bourbon, irmã do rei da Espanha, Felipe VI, tornou-se a primeira integrante de uma família real a visitar São Caetano do Sul desde a sua emancipação político-administrativa, em 1948. A infanta acompanhou uma apresentação do projeto NPC (Na Pista Certa), parceria da Fundación Mapfre com a Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), realizada na quarta-feira (20), no Espaço Verde Chico Mendes.

Diretora de projetos da Fundación Mapfre na Espanha, Elena ficou encantada com a apresentação dos alunos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Oswaldo Samuel Massei e 28 de Julho, que cantaram uma versão em espanhol da canção infantil “Borboletinha”. Ela foi recebida pelo prefeito em exercício, Carlos Humberto Seraphim (PL).

Na Pista Certa

O programa Na Pista Certa, em São Caetano, tem como principal objetivo transmitir conceitos e orientações de Educação no Trânsito para alunos de 5 a 9 anos das EMEFs. “O propósito da Educação no Trânsito dentro das escolas está relacionado a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o cotidiano das cidades. Também contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo para a proteção da vida”, acredita o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Diego Vido.

Infração eleitoral?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar nesta quinta-feira (21) se o fato de o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), ter sucedido o pai, Clóvis Volpi (PL), cassado em setembro de 2022, à frente do Executivo é motivo de inelegibilidade. O ministro Floriano de Azevedo Marques, relator do processo de cassação, votou por manter Guto no cargo. O julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

Guto era presidente da Câmara quando o pai foi cassado, junto de seu vice, Amigão D’Orto (PSB). Ele assumiu a Prefeitura e depois disputou a eleição suplementar no município, sendo o vencedor do pleito em dezembro do ano passado. O registro da candidatura foi impugnado pelo Podemos de Ribeirão Pires, alinhado ao ex-vice-prefeito Gabriel Roncon (Cidadania), principal adversário de Guto na eleição suplementar.

Rápidas

A primeira edição do Ribeirão Pires Choro Jazz Festival promete agitar o Paço Municipal neste domingo (24). Das 11h às 19h, a festa reunirá músicos conceituados no cenário jazz-choro brasileiro, com destaque para o Trio Corrente, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz em 2014. Entrada social: 1kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pets.

Para celebrar os 55 anos de história e a chegada da Primavera, a Banda Sinfônica de Cubatão fará o segundo concerto, de um total de três, do projeto Sinfonia no Parque 2023. A apresentação acontece neste domingo (24), a partir das 15h30, no vão livre do Espaço Multimídia do Parque Anilinas. A entrada é gratuita.

Maria Bernadete e Hélio Pedro foram eleitos, respectivamente, Miss e Mister Melhor Idade Santo André 2023. Em sua terceira edição, o concurso foi realizado nesta quinta-feira (21), no Tênis Clube, e contou com a participação de 80 inscritos, 60 mulheres e 20 homens. O encerramento contou com apresentação do Trio Los Angeles e stand-up do humorista Gui Santana.

Realizada tradicionalmente no último domingo de cada mês, a feira “Eu Amo, Eu Adoto” está de volta à tenda azul do Parque Central, em Santo André, neste fim de semana. No dia 24, das 10h às 15h, serão disponibilizados para adoção 136 cães e gatos, de diversos portes e idades, que estão sob cuidados da Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ).

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: