Coluna do Baena

Novo presidente da Câmara de Santo André, Carlos Ferreira promete manter diálogo com o Executivo

carlos ferreira vereador

Eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Santo André, na tarde desta quinta-feira (1º), o vereador Carlos Ferreira, que acaba de trocar o PSB pelo Republicanos, reiterou “compromisso de parceria e cordialidade com o Executivo Municipal”. O parlamentar – que vai comandar a Casa pelos próximos dois anos, a partir de janeiro – promete manter o diálogo com o prefeito Paulo Serra (PSDB), buscando, nas palavras dele, pautar assuntos relevantes ao desenvolvimento do município. Em fevereiro, Ferreira foi escolhido líder do governo no Legislativo andreense. O novo vice-presidente da Câmara será Rodolfo Donetti (Cidadania), o primeiro secretário será o vereador Bahia (PSDB), enquanto o segundo e o terceiro secretários serão, respectivamente, Edilson Santos (PV) e Jobert Minhoca (Podemos).

Comemoração

“Hoje na 75ª Sessão desta casa, acabo de ser eleito com 19 votos para Presidente da Câmara Municipal da cidade de Santo André, com o compromisso de manter o excelente trabalho do meu amigo e atual presidente Pedrinho Botaro em prol de todos os munícipes da nossa cidade, em tudo dai graças e hoje é dia de honra e glória especialmente para nosso Senhor”, publicou Ferreira, político experiente, pelas redes sociais.

Adesão

0112___reuniao

Foto: Divulgação

A campanha ‘Natal Solidário: Sua Fome me Incomoda’, da Prefeitura de Diadema, ganhou um importante reforço nesta quinta-feira (1º): a adesão da ACE (Associação Comercial e Empresarial). A adesão à ação solidária foi anunciada durante reunião de autoridades da administração municipal – entre elas o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Paulo Barbosa, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Diadema, Inês Maria – com representantes da associação. A expectativa é que a arrecadação ganhe um impulso e amplie a participação de comerciantes que possam contribuir para combater a fome e socorrer pessoas em situação de vulnerabilidade social neste fim de ano. “Juntos podemos ir longe para uma Diadema melhor, com ações que amenizem a dor do próximo”, declarou o presidente da ACE Diadema, José Roberto Malheiro.

Medida

A administração de Diadema decidiu antecipar o calendário de pagamento dos salários dos servidores em dezembro, inclusive a última parcela do 13º salário – que será depositada no dia 07 (o depósito estava inicialmente programado para o dia 20). Outra antecipação será com relação ao salário de dezembro. Em vez do dia 30, a transferência será executada no dia 22. O pagamento do adiantamento permanece para 15 de dezembro. Segundo o prefeito José de Filippi Júnior (PT), a medida adotada pela Prefeitura valoriza o funcionalismo e também ajuda os servidores nas compras de fim de ano. “Esta administração sempre valoriza o servidor público e a antecipação do 13º salário e do salário do dia 30 é um agradecimento também por toda dedicação que os nossos servidores têm com Diadema”, disse.

Queixas

Consumidores procuraram o Procon-SP para reclamar sobre problemas com compras ou contratações ligadas à Black Friday. Foram 1.910 reclamações registradas entre sexta (25) e a manhã desta sexta (02). A maior parte dos questionamentos refere-se a atraso ou não entrega de produtos, com 37% do total de reclamações, seguida por pedido cancelado após finalização da compra (13%); produto ou serviço entregue diferente, incompleto ou com danos (12%); e, por fim, produto ou serviço indisponível e “maquiagem” de desconto – quando o desconto oferecido não é real -, ambos representando 8% do total de queixas. Nas redes sociais do órgão de defesa do consumidor foram 269 consultas e orientações sobre o assunto.

Contadores em Santos

Com a finalidade de preparar o público para a 28ª edição do maior evento de contadores do Estado, que vai ser realizado em 2023, a comissão organizadora da CONVECON (Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo) preparou seis edições regionais e a última deste ano será realizada no Sesc de Santos, no próximo dia 08, com seis painéis sobre os principais temas da área contábil, além da possibilidade de conhecimento e networking. As cidades de Ribeirão Preto e Campinas já receberam suas edições regionais neste ano.

Bienal

A CONVECON acontece a cada dois anos e é realizada pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), organizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) e pelas entidades contábeis do estado de São Paulo, com o apoio de entidades nacionais como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A 28ª CONVECON acontecerá de 16 a 18 de outubro de 2023, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

Expansão

atacadao sbc

Foto: Divulgação

A nova loja do Atacadão no Centro de São Bernardo do Campo, a segunda da marca na cidade, faz parte de um robusto plano de expansão no estado de São Paulo após a integração do Grupo Carrefour Brasil com o Grupo BIG. É a sexta conversão de formato, passando do modelo hiper para atacarejo. A unidade convertida possui uma área de vendas com 6.511 m², que disponibiliza os diferenciais do formato Cash & Carry e da bandeira Atacadão para todos os tipos de público, desde pequenos e médios comerciantes até consumidores finais. O plano prevê a conversão de 124 lojas das 374 unidades adquiridas. Deste total, 70 serão migradas para o formato Atacadão (38 lojas do Maxxi, 28 do Big e 4 do TodoDia ou Bom Preço).

Desenvolvimento

“A nova loja reforça a capilaridade da marca no Brasil e faz parte de um plano de conversões de unidades que antes funcionavam com bandeiras do Grupo BIG. Seguimos com a missão de proporcionar alimentação básica de qualidade a preços justos, contribuindo, também, para o desenvolvimento socioeconômico dos locais onde chegamos e ajudando o microempreendedorismo do país”, afirma Marco Oliveira, CEO do Atacadão.

Sobe

O Grande ABC apresentou saldo positivo de 2.623 vagas de emprego formais e totalizou 33.320 vagas abertas de janeiro deste ano até o mês outubro. O saldo acumulado dos últimos 12 meses (de novembro de 2021 até outubro de 2022) registra a abertura de 34.702 vagas formais nas sete cidades da região. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). As informações, divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência, foram organizadas pelo Observatório Grande ABC, iniciativa do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o objetivo de levantar números regionais dos mais diversos setores para embasar políticas públicas. O setor com melhor saldo em outubro foi o de Serviços (+2.374), seguido de Indústria (+457) e Comércio (+331). Por outro lado, Construção (-535) e Agropecuária (-4) apresentaram recuo.

Cidades

Sobre os dados do Caged, a Prefeitura de Santo André comemora a geração de 10.293 empregos formais entre janeiro e outubro deste ano, número que é 36% maior do que os 7.539 postos de trabalho gerados no mesmo período do ano passado – o setor que gerou mais vagas nesse período foi o de serviços. Em Diadema, os dados mostram saldo positivo de 3.280 postos de trabalho com carteira assinada.

Percepção turística

Turismo em Santo André - Foto - Alex Cavanha_PSA (1)

Vila turística de Paranapiacaba, em Santo André (Foto: Alex Cavanha)

Como a população avalia o turismo em suas cidades e no Estado? Essa é a questão que a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo quer responder com a Pesquisa de Percepção do Turismo, que está sendo realizada com a participação da população de quase 400 municípios paulistas, entre eles Santo André. Para isso, a Setur-SP desenvolveu um questionário de múltipla escolha que deve ser respondido pelos moradores das cidades até o dia 29 de janeiro. O resultado desta pesquisa online, que está em sua terceira edição, dará uma visão mais precisa sobre qual é a percepção regional do turismo e também fornecerá subsídios para o futuro desenho de ações sustentáveis, programas e iniciativas, tanto estaduais quanto municipais. A primeira edição da pesquisa foi feita no final de 2020 com missão de ser realizada anualmente para manter um crescimento sustentável do turismo, alinhado aos valores da população.

Segundo turno

A Câmara de São Caetano aprovou, em segundo turno, o projeto de lei da Prefeitura que dá origem à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2023. Foram rejeitadas emendas ao projeto apresentadas pelos vereadores Bruna Biondi (PSOL), César Oliva (PSD), Parra (Podemos) e Jander Lira (PSD), sendo o orçamento aprovado em seu texto original. Nesta quinta (1º), em sessão solene, o Legislativo sul-caetanense comemorou o Dia do Policial Militar.

Bem avaliados

Prova São Caetano Digital EMEF Leandro Klein - 17 maio 2018 (57)

Foto: Divulgação

Ainda em São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) promulgou nesta semana lei que institui o Sistema de Avaliação da Rede Municipal de Ensino, sob responsabilidade da Secretaria de Educação. O sistema abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com o objetivo de fornecer informações atualizadas e precisas sobre o desempenho dos estudantes e, assim, subsidiar a gestão nas tomadas de decisão quanto à política educacional do município. “É mais uma conquista importante a favor da excelência da nossa Educação”, pontuou Auricchio.

Somar

Os resultados da Prova São Caetano, avaliação externa anual já existente, deverão ser utilizados em conjunto com as avaliações internas realizadas pelos professores, como subsídios para o planejamento da ação docente com vistas à garantia das aprendizagens. Outra novidade é a instituição do IDESC (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Caetano do Sul), com o objetivo de monitorar a evolução dos indicadores do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino. As metas serão calculadas levando em conta o nível socioeconômico e a complexidade de gestão de cada unidade, conforme dados oficiais.

Múltiplo

O estacionamento do Paço Municipal de Santo André recebe no domingo (04), a partir das 10h, a edição de Natal do Festival Multicultural. Quem passar pelo local durante todo o dia poderá conferir produtos oferecidos pelos empreendedores das áreas de artesanato, gastronomia gourmet, moda, artigos naturais e food trucks, entre outros. A atividade é organizada pelo projeto Santo André de Múltiplos Tons, da Secretaria de Cultura. Haverá ainda atrações culturais e atividades recreativas do projeto Domingo no Paço. O público terá também à disposição os serviços da Biblioteca Nair Lacerda, no projeto Domingo é Dia de Biblioteca. Tudo de graça.

Pedro Redó-

Com repertório de MPB, Pedro Redó está entre as apresentações musicais do evento (Foto: Divulgação)

Trio Beijo de Moça

O forró do Trio Beijo de Moça também animará o festival (Foto: Divulgação)

Solidariedade

Neste sábado (03), das 10h às 18h, será realizada a Feira de Natal da APAE de Diadema, na sede da instituição (rua Ida Chesi Micheloni, 116, Jardim Tiradentes). Com ingresso a R$ 2, a edição 2022 contará com diversas atrações. Realizada desde 2000, a feira tem como principal objetivo proporcionar um momento de confraternização e alegria para as crianças, adolescentes e idosos atendidos pela instituição, suas famílias e a comunidade por meio de uma celebração cultural, além de captar recursos para a manutenção e melhoria das instalações da APAE. São esperadas 2 mil pessoas.

  • A nota sobre queixas ao Procon-SP referentes à Black Friday foi atualizada. Após a divulgação desta coluna, em 02 de dezembro, novos dados foram enviados à nossa redação.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: