ABCPolítica

Nova secretária de Segurança superlota Prefeitura de São Caetano

Seseg 1

Nos bastidores, um guarda municipal comentava com um dos convidados: “Agora São Caetano terá uma segurança de respeito. Olha o prestígio da mulher. Isso aqui tá concorrido!”. De fato, faltou espaço na sala de reuniões próxima ao gabinete do prefeito para recepcionar, nesta quinta (12), as autoridades públicas, das polícias e do judiciário que acompanharam a transmissão de cargo para a secretária de Segurança Elaine Biasoli, empossada no dia 1º.

Entre policiais militares e civis – de variados departamentos -, guardas municipais, vereadores e desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), estavam o novo delegado titular da cidade, Eduardo Cardoso de Almeida Castanheira, e o deputado Delegado Olim (PP). “Quem entende de segurança pública somos nós, os policiais. Os problemas que estamos vendo se devem ao fato de sermos administrados por quem não é da área”, pontuou o parlamentar, que elogiou a organização da Guarda Municipal de São Caetano.

Seseg 2

Delegada com 30 anos de atuação na polícia, Elaine já foi responsável por seccionais em São Paulo e São Bernardo. Foi, inclusive, a primeira mulher a comandar o DENARC (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico). Pela primeira vez vai trabalhar na cidade onde mora e classifica a empreitada como “um fascinante desafio”. Em conversa com blog, a nova secretária disse que focará seu trabalho na dignidade dos profissionais de segurança e na modernização tecnológica do setor.

“Agressor da sociedade aqui só vai encontrar cadeia”, enfatizou em seu discurso, que teve emoção e choro ao final. Ela contou ainda que vem atuando ao lado do novo comandante da GCM, Lourival Santos Silva, no levantamento das principais demandas do setor e que, nos próximos dias, já iniciarão operações pela cidade. Elaine defende que as bases da guarda sejam mantidas, contrariando tendência de extingui-las na região do ABC (defendida pelos que entendem que os guardas são mais úteis em rondas que em pontos fixos).

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) destacou ter acompanhado ações exitosas da delegada e, por isso, a escolheu para o primeiro escalão. “Incansável, transparente e comprometida com a sociedade e a coisa pública”, elogiou. Mas também apontou as urgências desse “desafio fascinante” que a espera.

“Na verdade, ela terá que reorganizar todo nosso setor de segurança. A GCM está totalmente fora de sua organização e o sistema 199 absolutamente destruído, só para ter uma ideia” criticou.

COMPARTILHAR: