ABCSociedade

Nos 75 anos da autonomia de São Caetano, Câmara homenageia personalidades

75 anos autonomia scs

Em 24 de outubro de 1948, Movimento Autonomista culminou na criação do município, que se separou de Santo André e hoje possui o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País

Sessão solene realizada pela Câmara de São Caetano do Sul, no último sábado (21), celebrou os 75 anos de autonomia do município. Na ocasião, foram homenageadas 42 personalidades – entre empresários, comerciantes, jornalistas, professores, advogados e médicos – que contribuem para o desenvolvimento do município. Todas receberam a Medalha dos Autonomistas e diploma em agradecimento aos serviços prestados, que remetem a forma corajosa com que os autonomistas lutaram pela emancipação de São Caetano.

O evento do Legislativo sublinhou os 75 anos do Movimento Autonomista, que culminou na realização de plebiscito para a separação administrativa de Santo André, em 24 de outubro de 1948. Dos 95 líderes autonomistas, estão entre nós apenas dois: Mário Porfírio, de 98 anos; e Desirée Malateaux Netto, de 92 anos, e que esteve presente à sessão solene.

Presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB) observou o legado deixado pelos autonomistas para as atuais e futuras gerações e enfatizou o trabalho da Fundação Pró-Memória e do Grupo de Amigos do Movimento Autonomista (Gama).“Esse reconhecimento da autonomia requer uma grande reflexão. Foi coragem e altruísmo de quem lutou por São Caetano do Sul para que tivéssemos o início da nossa história. Temos a responsabilidade de fazer essa reverência a quem tem o sentimento prioritário de amor por nossa cidade”, disse.

Em discurso que resgatou a história administrativa e de industrialização do município, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) frisou também o atual momento de São Caetano, a melhor cidade do Brasil em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Tem se transformado em uma cidade cada vez mais acolhedora, em que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) são nossa bússola. Temos a valorização das pessoas como centro das atenções. Tenho a certeza de que o conhecimento e a evolução vão fazer esse movimento autonomista se prolongar para as próximas décadas.”

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) também exaltou a trajetória do município ao longo de sete décadas e meia de desenvolvimento. “Essas homenagens são uma forma de demonstrar a nossa gratidão por toda a história do Movimento Autonomista. São Caetano é privilegiada ao conceder ao cidadão a oportunidade de ser reconhecido. A gratidão é a memória do coração”, afirmou o parlamentar.

Reitor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Leandro Prearo observou que a entrega da Medalha dos Autonomistas é uma das mais importantes datas do calendário oficial do município. “Os autonomistas foram e são conhecidos pela coragem e sentimento de justiça e, principalmente união. Os homenageados com a condecoração são a encarnação mais moderna da manutenção desses valores.”

Os 42 homenageados foram:
– Abner Natera Gonçalves
– Andre Barbaresco
– André Mitsuo Uenoyama
– Antonio Flavio Marchesan
– Arnaldo Garcia Martins
– Carla Rigonatto
– Cristiano de Oliveira Farias
– Cristina Toledo de Carvalho
– Dietlind Dorothea Margaretha Kraus
– Douglas Bunder
– Eriston Carlos Sanches Peres
– Estela Bonjardim
– Helen Cristina Donofre
– Jesus Eugênio del Pozo Gregorio
– Joaquim da Silva Souza
– Joelma Souza Gomes da Silva
– José Juarez Guerra
– José Luiz Cabrino
– Jose Maria de Oliveira Neto
– Marcelo Denebi Todaro
– Maria Marta Amorim Quero
– Mateus Rodrigues
– Miguel Aguiar Gomes
– Moisés Gói
– Nelson de Souza Costa
– Nelson Venciguerra Junior
– Nilson Costa Guirao Junior
– Nonato Assis de Miranda
– Paula Fiorotti
– Rafael Barros de Jesus
– Rafael Pellegrino
– Reginaldo Santos
– Robson Trevizol
– Rondinely Silva Lima
– Rosangela Lucia da Silva
– Rosemeire Fantinatti Mendes
– Silvio Luis Ruiz Antunes
– Tatiana Sampaio Nadal
– Thalita Ribeiro Lima
– Valdemir Bersani Nalin
– Vander Aloísio Giordano
– Walter Veludo

Leia também:

Cacau Show arremata fábrica da Chocolates Pan, em São Caetano, por R$ 71 milhões

COMPARTILHAR: