ABCGrande SPSociedade

Músico formado na Fundação das Artes, em São Caetano, amplia a divulgação do clarinete pelo Brasil

Bruno Avoglia FASCS

Bruno Avoglia iniciou sua trajetória musical aos 10 anos e hoje percorre o país divulgando arranjos próprios para o instrumento em diversos estilos musicais

Clarinetista e claronista formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Bruno Avoglia é a prova de que estar aberto às novas possibilidades no campo das artes pode proporcionar novos conhecimentos e atividades profissionais. Hoje, ele percorre o país com o Quinteto de Clarinetes Viajando pelo Brasil e divulga arranjos próprios para clarinete em diversos estilos musicais brasileiros.

“Ingressamos nesse caminho geralmente pelo amor ao que fazemos, mas é importante que todos que se interessam por esse tipo de profissão se abram às diversas possibilidades e que procurem estar em constante movimentação na busca por novos conhecimentos e dinamismos próprios dos fazeres artísticos”, reflete o músico que iniciou sua trajetória musical aos 10 anos de idade.

Mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e doutorando pela mesma instituição, Avoglia traçou um longo caminho profissional – que teve início na Fundação das Artes. “O período como aluno da Fundação atravessou diversos momentos da minha vida, desde a infância ao início da fase adulta. Em um primeiro momento, era apenas uma atividade extracurricular e de diversão, mas meu interesse pela música e pela formação musical foi sendo descoberto e se desenvolvendo até que o foco realmente profissional me levou a ingressar na USP anos depois”, conta.

Nas Fundação das Artes, Avoglia inicialmente estudou bateria. Ao longo do tempo, descobriu o clarinete, instrumento que possibilitou seu ingresso no Quarteto de Clarinetes da instituição e na Orquestra Jovem da Fundação. O artista também fez parte da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e, atualmente, é professor na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim), referência no ensino brasileiro de música.

Criado em 2015, o Quinteto de Clarinetes Viajando pelo Brasil, grupo do qual participa, explora diferentes estilos musicais brasileiros, com composições originais e arranjos para a formação de quatro clarinetas e o clarone. O quinteto já fez diversas apresentações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso, além de países como Paraguai e Cuba.

“A Fundação das Artes é o berço de muitos artistas que hoje se dedicam à divulgação das artes e da cultura, uma história que teve início há 53 anos. É importante valorizar e reconhecer esses talentos que engrandecem nossa instituição para que sejam inspiração aos muitos outros artistas que aqui serão formados”, afirma a diretora da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro.

Instrumento musical de sopro, o clarinete é uma das 24 opções de cursos oferecidos pela Escola de Música da instituição. As aulas são ministradas por artistas estudiosos da área, vários com títulos de especialista, mestre ou doutor, com um processo contínuo de avaliação para verificar o andamento do aluno.

Unidade 2

A Fundação das Artes de São Caetano do Sul iniciou neste mês as atividades pedagógicas de sua segunda unidade, voltada aos cursos gratuitos de formação técnica oferecidos por meio do Programa Novos Caminhos (antigo Pronatec), em parceria com o Governo Federal. Em edifício de 3 mil m², localizado no bairro Santa Paula, cerca de dois mil alunos terão acesso aos novos projetos educacionais da instituição, com foco na educação profissional e tecnológica.

“O momento que o país vive é de escassez de projetos e investimentos no setor cultural. Em contraponto a este cenário, temos a oportunidade de inaugurar um equipamento cultural de grande porte, localizado em um dos principais bairros do município, e que trará para região do ABC e para o estado de São Paulo um impacto relevante para arte, educação e cidadania”, destaca Ana Paula, sobre a importância da nova unidade para o desenvolvimento do setor cultural na região.

A sede da FASCS, na rua Visconde de Inhaúma, continuará abrigando os cursos técnicos e livres já oferecidos. Ainda está em estudo tornar a Fundação das Artes uma instituição de ensino superior com cursos de graduação – bacharelado e licenciatura em artes – na nova unidade.

Leia também:

Nova Ceasa ABC irá gerar 20 mil empregos em Santo André

 

 

 

 

COMPARTILHAR: