EconomiaGrande SPPolítica

Guarulhos irá integrar o Via Rápida Empresa e aposta em desenvolvimento com novas ações

guti e márcio frança

Dentro de 60 dias, a cidade de Guarulhos irá aderir ao programa Via Rápida Empresa, do governo do Estado. A decisão foi anunciada pelo prefeito Guti (PSB), em visita ao vice-governador Márcio França (PSB), também secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O programa – referência nacional e internacional – permite ao empreendedor abrir uma empresa totalmente pela internet, com mais rapidez e facilidade no licenciamento. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Ciência e Inovação de Guarulhos, Rodrigo Barros, e o secretário municipal de Saúde, Roberto Lago.

Guti considerou a reunião bastante produtiva, já que diversos temas foram abordados como o Parque Tecnológico, desenvolvimento e expansão aeroportuária, centro de convenções, cidade digital e saúde pública. “O objetivo foi abrir novos horizontes para que levemos investimentos para cidade”, afirmou o prefeito.

No caso do Parque Tecnológico, o município já possui a área para a implantação e deve iniciar tratativas para que o Estado auxilie na concretização do projeto. “Buscamos evoluir com o projeto do Parque Tecnológico, com a requalificação da incubadora de empresas, em conversas já iniciadas com a própria Agende, e com o desenvolvimento de um centro de inovação. Reforçar a infraestrutura para o corredor de exportação também está nos planos e uma parceria com a Investe São Paulo para atrair empresas e apoiar exportação (leia abaixo)”, afirmou Barros.

Outras ações

Visita empresa Mobensani_Foto Márcio Lino 00

A Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos (SDCETI) tem buscado, nos primeiros dias de governo, intensificar o diálogo com empresários guarulhenses e incrementar iniciativas no setor. O prefeito Guti, acompanhado por Roberto Vomero, presidente da Proguaru, e do secretário Rodrigo Barros, já se reuniu com empresários de Cumbica e Bonsucesso (na Sil Fios e Cabos Elétricos e na Mobensani Borrachas Automotivas, respectivamente), visando ouvir demandas, melhorar a infraestrutura das regiões e estreitar o canal de comunicação das indústrias com o poder público. “Precisamos que as empresas permaneçam aqui para gerar empregos e receita, fatores fundamentais para o desenvolvimento”, reforçou Guti.

Evento SDCETI e Convention Bureau 03 Foto Sidnei Barros

Outra iniciativa definiu uma agenda de trabalho para utilização do Espaço Guarulhos, dentro do Aeroporto Internacional da cidade. A atividade reuniu, além de Rodrigo Barros, o presidente do Convention Bureau Guarulhos, Rolemberg Araújo; o responsável por Negócios Aéreos do aeroporto, João Pedro Pita; e empresários da rede hoteleira, no Hotel Mônaco. A Prefeitura pretende transformar o espaço (estratégico) num importante receptivo da cidade, não só para os turistas, mas para os empresários que estão em trânsito pelo aeroporto. “É um espaço para divulgar serviços e a imagem da cidade. Essa parceria com a iniciativa privada vai trazer mais eficiência na gestão pública”, salienta Barros.

investespcapa

Em seu encontro com a equipe da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado – o secretário Rodrigo Barros discutiu meios que possam alavancar ainda mais o setor econômico local e projetar o município para um novo patamar, mais globalizado, moderno e referência entre as principais cidades do país. A SDCETI de Guarulhos e a Investe SP desenvolverão ações conjuntas para aproximar os empresários da cidade dos projetos oferecidos pela agência, incluindo o contato direto com instituições e serviços que auxiliam quem quer iniciar a exportação de produtos. “Guarulhos é um grande portal de entrada e saída da América Latina e é importante que todas as esferas de governo trabalhem juntas para contribuir para o desenvolvimento da região como um todo”, afirmou Sérgio Costa, diretor da Investe SP. Barros ainda quer incentivar a criação de clusters industriais na cidade e de renovação dos serviços existentes de apoio ao empreendedorismo.

 

COMPARTILHAR: