Baixada SantistaSociedade

Festa de Iemanjá atrai milhares de pessoas em Guarujá

festa de iemanjá guarujá

Evento, na Praia da Enseada, contou com a participação 13 ilês que representaram a diversidade das matrizes africanas na cidade

A 17ª edição da tradicional Festa de Iemanjá reuniu milhares de pessoas na Praia da Enseada, em Guarujá, na noite desta quinta-feira (02). O evento da Prefeitura foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e contou com a participação de 13 ilês da cidade, além de apresentações de dois grupos de capoeira: Senzala e Parakundê.

A procissão partiu da frente do Teatro Municipal Procópio Ferreira e seguiu até a Praia da Enseada, na altura da Praça Horácio Lafer, com homenagens, toque nas tendas e entrega de oferendas à Rainha do Mar. Os 13 ilês foram instalados em tendas na praia, que representaram a diversidade das matrizes africanas no município.

Para a yalorixá da Associação Ilê Asé Alaketú Abèbé Odô, Mãe Danda, o evento é um marco em Guarujá, que além de promover cultura atrai os turistas e favorece o comércio local. “Só tenho a agradecer a Prefeitura por todo o apoio que foi dado para que o evento se concretizasse”, afirmou.

O secretário municipal de Cultura, Renato Pietropaolo, comentou que foi uma festa regada de fé e tolerância. “Essa foi, sem dúvida, uma das comemorações mais lindas que já presenciamos, com milhares de pessoas reunidas pela fé.”

Dia da Cultura Afro-Religiosa

No dia 28 de janeiro, a Prefeitura de Guarujá celebrou o Dia da Cultura Afro-Religiosa, em preparação ao Dia de Iemanjá. O evento foi realizado na Praça das Bandeiras, na Praia de Pitangueiras, e reuniu cerca de 500 pessoas. No local, teve tendas com comidas típicas, artesanatos, patuás e demais produtos religiosos.

Além disso, as apresentações musicais das cantoras Ana Black e Simone Ancelmo garantiram entretenimento ao público com muito samba tradicional, relembrando sucessos de Clara Nunes, Martinho da Vila e Cartola, entre outros grandes nomes da música brasileira.

Leia também:

AMEI Rei Pelé, em São Vicente, é primeira escola a homenagear Atleta do Século

 

COMPARTILHAR: