ABCPolítica

Consórcio de prefeitos confirma Morando na presidência


Está marcado para esta segunda-feira (09) o encontro que vai ratificar Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo, à frente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que agrega as sete prefeituras da  região. O tucano fechou unanimidade em torno de seu nome logo após as eleições de outubro (com direito a jantar em sua casa) e estava interinamente à frente do órgão regional – tendo conduzido ainda o processo de transição.

Dos atuais chefes do Executivo, três já comandaram a entidade: Kiko Teixeira (2007 e 2012), ex-prefeito de Rio Grande da Serra (agora eleito em Ribeirão Pires); José Auricchio Júnior (2009), de São Caetano; e Gabriel Maranhão (2015), reeleito para conduzir Rio Grande.

Morando, inclusive, já emplacou Fábio Palácio, ex-vereador e candidato a prefeito pelo PR em São Caetano, como novo secretário-executivo do Consórcio. Desde 30 de dezembro, ele substitui Luis Paulo Bresciani, indicado pelo último presidente, o ex-prefeito Luiz Marinho (PT), também de São Bernardo.

Primeira iniciativa do gênero no país (criado em 1990), o Consórcio recebe repasses dos municípios (reduzidos a partir deste ano) e tem a missão de planejar e executar ações de interesse regional. O vice de Morando será Lauro Michels (PV), prefeito de Diadema.

COMPARTILHAR: