ABCGrande SPPolítica

Consórcio ABC participa de reunião entre prefeito da Capital e consórcios públicos da Grande São Paulo

consorcio abc metropolitano

Encontro integra a preparação para a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC marcou presença, nesta segunda-feira (17), na reunião entre o prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), e os consórcios públicos da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro, realizado no gabinete do chefe do Executivo paulistano, integra a preparação para a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, voltado à articulação das políticas públicas dos governos dos 39 municípios da Grande São Paulo e do governo estadual.

Com o objetivo de reativar o grupo – cujo último encontro ocorreu ainda sob a presidência de Bruno Covas (1980-2021), então à frente da Prefeitura da Capital -, os presidentes dos consórcios públicos e o atual prefeito de São Paulo debateram pautas comuns da Região Metropolitana. A expectativa é formalizar a reativação do Conselho Metropolitano em agosto, em evento no Palácio dos Bandeirantes, com presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nas próximas semanas, serão definidas as pautas e as demandas dos consórcios públicos a serem apresentadas na reunião com o governador, com a expectativa de incluí-las no Plano Plurianual (PPA) do Governo do Estado, que está em fase de elaboração.

Além do presidente do Consórcio ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), a reunião contou a participação do presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto do Tietê (Condemat) e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos); do presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos (PL);  do presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto (PL); da vice-prefeita de Franco de Rocha, Lorena Oliveira (PT), representando o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju); e do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), presidente em exercício do Conselho Metropolitano, além de secretários-executivos dos consórcios públicos da Grande São Paulo.

(Fotos: Divulgação/Consórcio ABC)

Leia também:

Troca antecipada de ingressos para principais shows do 14º Festival do Chocolate terá início na próxima quinta-feira (20)

COMPARTILHAR: