Coluna do Baena

Com Republicanos em Portos e Aeroportos, França deve desembarcar em outro Ministério

MarcioFranca-27abr2023

A aguardada reforma ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para abrigar partidos do Centrão não para de render nos bastidores do poder em Brasília. Para nomear Silvio Costa Filho, do Republicanos, no Ministério de Portos e Aeroportos, o presidente estaria disposto a realocar Márcio França (PSB), ex-prefeito de São Vicente e ex-governador de São Paulo, na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação – hoje com Luciana Santos, do PCdoB.

Esse novo desenho da Esplanada já começa a gerar questionamentos e incertezas quanto à continuidade de projetos e obras como o túnel Santos-Guarujá; o Aeroporto Civil Metropolitano, em Guarujá; e o Parque Valongo, em Santos. A questão da privatização do Porto de Santos, que França conseguiu frear até o momento, é outro ponto. O Republicanos é o partido do governador Tarcísio de Freitas, defensor da medida enquanto ministro de Infraestrutura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, nem mesmo o vice-presidente, Geraldo Alckmin, hoje colega de partido de França, está totalmente a par das mudanças que ocorrerão na Esplanada.

“Imexível”

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada em 08 de agosto, Márcio França disse que não havia recebido, até então, “nenhuma sinalização” do presidente Lula de que poderia deixar o comando do Ministério de Portos e Aeroportos. “A gente, quando vem para cá, você é político… Eu era um governador, e no dia seguinte não era nada. Um dia você é tudo, outro dia você é nada”, declarou. Na mesma entrevista, ele falou que a “a única coisa imutável” para o chefe do Executivo é a primeira-dama, Janja Lula da Silva.

Apostas

À CNN Brasil, integrantes da bancada do PSB no Congresso revelaram que a saída de Márcio França do Ministério de Portos e Aeroportos é praticamente certa, devido a embates entre o ministro e o presidente Lula, e que mesmo que a saída seja anunciada na reforma ministerial o partido seguirá na base do governo. Aliados de França – que desistiu de disputar o Governo de São Paulo em 2022 para ajudar a montar a chapa Lula/Alckmin – negam qualquer atrito na relação com o presidente e afirmam que não houve conversas oficiais sobre sua saída do cargo. Os líderes do PSB na Câmara e no Senado, deputado Felipe Carreras e senador Jorge Kajuru, reafirmaram que o PSB Nacional indicou Marcio França para compor o quadro ministerial e que o ministro tem apoio “esmagador da bancada”.

Segmento turístico

giuliana morrone

Empreenda Tur, em Ribeirão Pires, terá rodadas de negócio e palestra sobre sustentabilidade no turismo com Giuliana Morrone (foto)

Neste sábado (19), a partir das 9h, o Complexo Ayrton Senna, em Ribeirão Pires, sediará o 1º Empreenda Tur, evento de fomento ao empreendedorismo promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado. Com cursos e oficinas de qualificação, orientação sobre concessão de linhas de crédito e financiamento, networking, arte, cultura e outras atividades ao longo do dia, o Empreenda Tur terá entre seus palestrantes a jornalista Giuliana Morrone, que falará sobre turismo e sustentabilidades, às 17h.

Logística 1

2 - Inauguração Business Park Santo André - Foto - Helber Aggio_PSA (52)

MBigucci inaugura primeira etapa de condomínio logístico padrão Triple A em Santo André (Foto: Helber Aggio)

 A MBigucci inaugurou nesta quinta-feira (17) a primeira etapa do condomínio logístico de alto padrão, com 110 mil metros quadrados, que a empresa está construindo na Avenida dos Estados, em Santo André. Essa primeira fase do empreendimento, chamada de Business Park Santo André e com nove módulos de 16 mil metros quadrados, gerou mil empregos diretos – a previsão é que sejam investidos R$ 300 milhões ao todo. Em plena utilização pelas empresas, a expectativa é que sejam criados mais de 2 mil postos de trabalho no local.

3 - Inauguração Business Park Santo André - Foto - Helber Aggio_PSA (7)

Empreendimento contará com investimento de R$ 300 milhões; fase inicial gerou mil empregos diretos (Foto: Helber Aggio)

Logística 2

Com grande demanda e módulos entregues 100% locados, a MBigucci já anunciou o início da construção da segunda fase. “Será uma planta similar a esta, com toda infraestrutura de alto padrão (Triple A). A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2024″, informou o diretor técnico da construtora, Milton Bigucci Junior.

Rápidas

Nesta sexta (18), às 18h, o prefeito Paulo Serra (PSDB) entrega a primeira etapa da modernização do Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), que inclui nova recepção, além de fachada revitalizada e iluminada…

… Acompanhado do secretário de Saúde, Gilvan Junior, o prefeito de Santo André visitou as obras de requalificação do Hospital da Mulher, que completou 15 anos nesta quarta-feira (16). O pacote de melhorias inclui ainda novos equipamentos de alta tecnologia para exames diagnósticos.

A cantora Zizi Possi fará o show de encerramento da 30ª Festa Italiana de São Caetano do Sul, no próximo dia 27, no palco do Parque Província de Treviso. Até lá o evento segue, aos sábados e domingos, a partir das 18h. Entrada gratuita.

(Foto de Capa: Mateus Mello)

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: