ABCSociedade

Cine Lyra é reinaugurado durante Festival de Inverno em Paranapiacaba

1 - Cine Lyra_Festival de Inverno de Paranapiacaba - Foto - Alex Cavanha_PSA (20)

Um dos cinemas mais antigos do Brasil foi totalmente restaurado e passa a receber eventos educativos e culturais

Paranapiacaba passa a contar com mais um importante atrativo. O Cine Lyra, segundo cinema mais antigo do Brasil e primeiro do Estado, foi reaberto após passar por obras de restauro e voltará a exibir filmes depois de muitas décadas.

A reinauguração do espaço ocorreu neste sábado (20), durante a abertura do 23º Festival de Inverno em Paranapiacaba. A exibição de filmes no cinema integra a programação do evento, repleta de arte, música e gastronomia que ocorre pelas vielas da vila inglesa, neste e no próximo final de semana.

Logo na abertura, o público pôde conferir no Cine Lyra exposições e exibição de filmes, alguns com música ao vivo, em uma programação pensada pela Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) de Santo André.

A restauração do espaço contemplou quatro edificações centenárias, incluindo edifício multiuso, brinquedoteca, Salão Foyer e o cinema, além de dois anexos, a antiga torre de projeção e dois sanitários externos. As obras receberam investimento de R$ 5 milhões, com recursos do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), CPMU (Conselho Municipal de Política Urbana) e Prefeitura.

O Cine Lyra, cinema construído em 1903, foi criado com o intuito de promover aulas de música e atividades culturais às famílias dos funcionários que trabalhavam na construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. O espaço recebia também outros eventos festivos e abrigou a Banda Lyra.

Posteriormente, o então superintendente da São Paulo Railway, Alex M. Wellingtton, resolveu realizar a fusão entre o Serrano Athletic Club e a Recreativa Lyra da Serra para abrir uma nova sede, o Clube União Lyra Serrano, o único edifício de dois andares de Paranapiacaba. A antiga sede do Cine Lyra foi aos poucos abandonada, sem mais atividades, até o fechamento definitivo em 15 de outubro de 1936, quando foi destinada para uso residencial.

O equipamento é tombado pelo Iphan, pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

Novidades – Além da reinauguração do Cine Lyra, o Ferreoclube do ABC e Memória Ferroviária aproveitou a abertura do 23º Festival de Inverno em Paranapiacaba e apresentou a segunda etapa da modernização e ampliação das maquetes (miniaturas dos pontos turísticos) da vila inglesa e região.

Esta nova fase da reforma contempla parte da Baixada Santista; a Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) em Cubatão; o cais com equipamentos de movimentação de contêineres; a representação da água do porto e praia mais realista; jardim; casas iluminadas; o porto de Santos; e a Estação do Valongo, a primeira do estado de São Paulo, localizada em Santos e inaugurada  pela São Paulo Railway em 1867 como parte ferrovia Santos-Jundiaí.

O Ferreoclube do ABC fica aberto todos os domingos, das 10h às 16h30, na Rua da Estação, 399. Durante o Festival de Inverno, o espaço funcionará também aos sábados, no mesmo horário.

Ainda neste sábado, foi feita a apresentação do projeto de comunicação visual e a entrega da revitalização do Centro de Visitantes do Parque Nascentes, que passou por manutenção predial.

A Secretaria de Meio Ambiente divulgou também o recebimento de um veículo Ford Maverick zero-quilômetro como forma de compensação ambiental. O carro será utilizado na fiscalização e no controle do uso e ocupação do solo na região de Paranapiacaba e Parque Andreense.

(Foto: Alex Cavanha / PSA)

Leia também:

Santo André implanta pioneira linha de cuidado em saúde renal no Grande ABC

 

 

COMPARTILHAR: