ABCSociedade

Blocos e escolas de samba animam Carnaval de Santo André

maloca do barbosa PSA

A folia em Santo André teve início no último fim de semana, com atrações como o tradicional bloco Maloca do Barbosa (foto). E os blocos de rua e escolas de samba seguem com suas programações nos quatro dias de Carnaval em diversos bairros.

Neste sábado (25), haverá apresentações do Bloco É De Arrepiar, ao meio-dia, na rua Gertrudes de Lima, 420, no Centro; da Banda da Baixaria, às 12h30, em frente ao Clube 1º de Maio, também no Centro; e do Bloco do Fumassa, às 14h30, na rua José D´Ângelo, no Jardim Bom Pastor (o bloco também sai no domingo, no mesmo horário, na praça Elis Regina, no Parque Capuava).

Escolas de samba

Embora a Prefeitura tenham cancelado os desfiles neste ano, prometendo retomar a festa em 2018, as escolas de samba da cidade vêm promovendo atividades em suas quadras e proximidades. No sábado (25), às 14h, acontecerá o Grito de Carnaval da Império Parque Novo Oratório (rua Betânia, ao lado do Semasa, no Parque Novo Oratório). Às 19h, a São Jorge fará seu Carnaval na avenida São Paulo, 860, no Bairro Cidade São Jorge. No domingo, às 15h, o Grito de Carnaval da Lírios de Ouro será na rua das Begônias, 85, na Vila Vitória. Na segunda-feira, às 14h, será a vez do CarnaPalmares 2017, da Escola de Samba Vila Palmares (no CESA Luiz Gonzaga, na rua Armando Rocha, 220, Vila Palmares).

Carnaval nos Cesas

Os 11 Cesas (Centros Educacionais de Santo André) terão programação no sábado e no domingo para atrair os foliões que ficarem na cidade, inclusive com novidades como a Carnazumba (Vila Humaitá), a Capoeira de Carnaval (Vila Linda) e o Pet Folia (Vila Floresta), além de baterias de escolas de samba, das 09h às 16h. No período da manhã, os Cesas programaram oficinas de maquiagem, máscaras de carnaval, desfile de fantasias, caça ao tesouro, gincana temática, além de cama elástica, brincadeiras, jogos e atividades monitoradas. A tarde é que a animação chega ao seu ponto alto com os bailes embalados por marchinhas tradicionais e clássicos carnavalescos.

Paranapiacaba

Quem for à Vila de Paranapiacaba também terá folia entre os dias 25 e 28. A abertura será no sábado (25), com a matinê infantil no Antigo Mercado. O baile, para crianças e famílias, das 13h às 17h, terá animação de um DJ, com as tradicionais marchinhas. No domingo (26), o Bloco Paranafolia esquenta os tamborins a partir das 13h, no Largo dos Padeiros, e puxará os foliões pelas principais ruas da Parte Baixa, terminando na Rua William Speers, na Parte Alta, onde será montado um palco.

Bloco das Bruacas 2008

O tradicional Bloco das Bruacas será a atração da segunda-feira (27). A concentração será partir das 13h, no Bar do Campo (Av. Fforde, 528). Em seguida, os participantes do grupo, que reúne homens travestidos de mulheres, percorrem a Parte Baixa da Vila, até o Clube União Lyra Serrano, onde as Bruacas se apresentarão por duas horas no coreto do clube. O Bloco Paranafolia encerra a festa na terça-feira (28), a partir das 15h, no palco da Rua William Speers, na Parte Alta.

Para quem quer fugir do agito, Paranapiacaba oferece outras opções como museus, nascentes e trilhas em meio à Mata Atlântica, no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Museus, como o do Castelo, da antiga casa do engenheiro-chefe da ferrovia e o Funicular, abrigam acervos que resgatam a história da vila e da ferrovia.

Outra opção é o Caminho do Sal, antigo percurso da época colonial brasileira, que cortava a região para o transporte do sal. A atração para o público ligado no ecoturismo tem uma extensão total de 53,5  km, entre São Bernardo do Campo, a Vila de Paranapiacaba e Mogi das Cruzes. Os trajetos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Há sinalização turística, o que permite ao público se aventurar por conta própria.

 

Serviço – Confira a programação completa do Carnaval 2017 em Santo André:

BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA

Bloco É De Arrepiar – Dia 25, 12h, na Rua Gertrudes de Lima, 420, Centro

Grito de Carnaval da Escola de Samba Império Parque Novo Oratório – Dia 25, 14h, na Rua Betânia, ao lado do Semasa, Pq. Novo Oratório

Bloco do Fumassa – Dia 25, 14h30, na Rua José D´Ângelo, Jardim Bom Pastor; Dia 26, 14h30, na Praça Elis Regina, no Parque Capuava

Carnaval de Rua da Escola de Samba São Jorge – Dia 25, 19h, na Av. São Paulo, 860, Cidade São Jorge

Grito de Carnaval da Escola de Samba Lírios de Ouro – Dia 26, 15h, na Rua das Begônias, 85, Vila Vitória

CarnaPalmares 2017 Escola de Samba Vila Palmares – Dia 27, 14h, no CESA Luiz Gonzaga, na Rua Armando Rocha, 220, Vila Palmares

 

CARNAVAL NOS CESAS

Sábado – Dia 25 

Cesa Parque Novo Oratório

Rua Tanganica, 385

Cesa Vila Humaitá

Rua Guerra Junqueira, 366 (Carnazumba, às 10h)

Cesa Cata Preta

Estrada da Cata Preta, 810 (Escola de Samba Leões do Vale, às 14h)

Cesa Parque Andreense

Rua Astorga, s/nº (Km 37,5 da Rodovia Índio Tibiriçá)

Cesa Parque Erasmo Assunção

Rua Ipanema, 253 

Cesa Vila Linda

Rua Rolândia, 115 (Bateria mirim da Escola de Samba Lírios de Ouro e Capoeira Carnaval, às 14h)

Domingo – Dia 26 

Cesa Vila Palmares

Rua Armando Rocha, 220 (Escola de Samba da Vila Palmares, às 14h; também na segunda-feira, dia 27, no mesmo horário)

Cesa Vila Floresta

Rua Parintins, 344 (Pet Folia, às 09h, e Bloco Jardim Bom Pastor, às 15h)

Cesa Jardim Santo Alberto

Rua Petrogrado, s/nº

Cesa Vila Sá

Av. Nova Iorque, s/nº

Cesa Jardim Santo André

Rua dos Dominicanos, 1250

CARNAVAL EM PARANAPIACABA

Sábado – Dia 25

Matinê infantil (13h, no Antigo Mercado)

Domingo – Dia 26

Bloco Paranafolia (concentração 13h, no Largo dos Padeiros)

Segunda – Dia 27

Bloco das Bruacas (concentração 13h, no Bar do Campo – Av. Fforde, 528)

Terça – Dia 28

Bloco Paranafolia (15h, no palco da Rua William Speers, na Parte Alta)

Todas as atividades são gratuitas. Mais informações pelos telefones 4433-0730 e 4439-0109 (em Paranapiacaba)

bloco da saúde

Outras cidades

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio Grande da Serra percorreu as ruas da cidade, nesta quinta-feira (23), com o Bloco da Saúde, distribuindo camisinhas à população, como medida preventiva para o período de Carnaval. Este é o nono ano que acontece a iniciativa, chamada de Folia Consciente, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. Na ocasião, foram distribuídos sete mil preservativos e panfletos informativos. O bloco teve apoio de viatura da Polícia Militar, de carro de som do Sindicato de Santo André e a presença do Sindicato dos Servidores do município.

COMPARTILHAR: