ABCSociedade

Auricchio sanciona Novo Estatuto da GCM de São Caetano

estatuto gcm scs

Corporação celebra momento histórico durante comemoração pelos 70 anos da Guarda Civil Municipal

O prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB), sancionou a Lei Complementar nº 31 que cria o Novo Estatuto da GCM (Guarda Civil Municipal), reorganizando a administração, a conduta e a disciplina da corporação, que hoje é de 385 agentes. A lei foi assinada pelo chefe do Executivo durante a cerimônia pelos 70 anos da GCM, nesta terça-feira (03), no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Drª Zilda Arns, e publicada no Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira (04).

“A implementação do Estatuto da Guarda Civil Municipal é uma questão de honra, assim como realizamos os planos de carreiras nas áreas da Educação e da Saúde”, afirmou Auricchio. O Novo Estatuto da GCM faz parte do Programa São Caetano Mais Segura, maior pacote de segurança da história da cidade, lançado no final de agosto e que tem investimento de R$ 70 milhões.

“O Novo Estatuto torna-se uma referência dentro da instituição principalmente porque reestrutura as carreiras e valoriza homens e mulheres da GCM, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para cerca de mil pessoas, entre agentes e seus familiares. É a realização de um sonho”, ressalta o comandante da Guarda Civil Municipal, Douglas Bispo da Silva.

Conquista

A sanção da lei foi festejada por toda a GCM de São Caetano, como constata a GCMF 1ª classe Vanessa Herrera Pacheco, de 45 anos, 24 deles na corporação sul-caetanense. Vanessa se formou na primeira turma de guardas mulheres e atualmente é chefe da Divisão Operacional, que trata do planejamento de Operações, Ordens de Serviços, Estatística e a Atividade Diferenciada.

“É muito importante ter um plano de carreira, com nossas funções e atividades valorizadas. Essa sempre foi a maior demanda dentro da GCM. O Novo Estatuto garante a progressão da carreira com metas claras e objetivas a serem atingidas, o que faz isso depender somente do esforço pessoal de cada guarda”, observa Vanessa.

“Posso dizer com toda a certeza do mundo que nós gentes, novatos ou experientes como eu, estamos absolutamente felizes e orgulhosos de fazer parte deste momento único. O Novo Estatuto é a valorização pessoal e profissional de todos e impacta muito na melhoria da qualidade de toda a família do guarda civil municipal”, considera o GCM 2ª classe Luciano Fideles, de 47 anos, sendo 23 deles na corporação.

03102023 Comemoracao 70 Anos da GCM-84

Homenagens: o comandante da GCM, Douglas Bispo da Silva, e o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva

São Caetano Mais Segura

Além do Novo Estatuto da GCM, o São Caetano Mais Segura contempla itens como nova frota de 27 viaturas para a GCM; concurso público para contratação de 94 agentes; criação de ferramentas de valorização para o guarda civil municipal, como a Bonificação de Resultados e a Tropa Especial; ampliação da Atividade Diferenciada; e aumento de 76% no vale-refeição da corporação.

(Fotos: Eric Romero/PMSCS)

Leia também:

Dia Nacional das Abelhas: Condomel de Ribeirão Pires já conta com mais de 60 mil abelhas nativas e sem ferrão

COMPARTILHAR: