Baixada SantistaSociedade

Após arrastões, Operação Impacto garante feriado tranquilo em São Vicente

operação impacto são vicente

PM, GCM e equipes de trânsito realizaram patrulhamento ostensivo por toda a praia; 100 bicicletas de suspeitos foram apreendidas

O feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira (15), foi de sensação de segurança para os moradores e turistas que frequentaram São Vicente e não houve acionamento para grandes ocorrências policiais. A data marcou o início a Operação Impacto, anunciada pelo Governo do Estado – para a cidade e toda a Baixada Santista – após o registro de arrastões nas praias do Itararé e do Gonzaguinha, no domingo (12), quando o forte calor atraiu muitos banhistas aos locais.

A Operação Impacto fortalece o patrulhamento preventivo pelo município com a presença de centenas de policiais enviados à região. Em atuação conjunta, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) intensificaram as fiscalizações a fim de coibir ações criminosas. A GCM realizou 80 abordagens, apreendeu 100 bicicletas de indivíduos que colocavam em risco a integridade das pessoas e atendeu cinco ocorrências de apoio ao munícipe.

gcm são vicente

Guarda Civil Municipal garantiu apoio à operação da Polícia Militar em São Vicente

Com as equipes da Cavalaria, Choque e Força Tática, a PM marcou presença em diversos trechos das praias do Itararé e Milionários. A GCM também realizou patrulhamento por outros pontos do Itararé, além da Praia do Gonzaguinha. O início da Operação Impacto, que irá até dezembro quando começará a Operação Verão, é fruto de solicitação do prefeito Kayo Amado (Podemos) ao Governo de São Paulo.

Necessidade de reforço do efetivo policial

“Era algo que a gente já alertava. O mês de novembro é uma antecipação natural do verão. Desde cedo acompanhei vários pontos da cidade e testemunhei a presença ostensiva, tanto da PM quanto da GCM. Tinha muita gente trabalhando para ocupar os espaços. Recebi mensagem do governador Tarcísio (de Freitas, Republicanos), que reforçou esse apoio prévio à Operação Verão para que possamos ter as nossas praias seguras nesses finais de semana e feriados de sol”, pontuou o prefeito sobre o pedido atendido.

A moradora Maria Aparecida Dias ressaltou  que o reforço policial aumenta a sensação de segurança das pessoas, elemento fundamental para que o público possa desfrutar das atrações turísticas da cidade. “A gente fica muito mais tranquilo em passear pelas ruas. E as pessoas de fora também precisam ter essa visão de segurança. Certamente vai melhorar”, opinou.

Além de patrulhamento intensificado, São Vicente conta com monitoramento 24 horas garantido pelo Centro de Controle Operacional (CCO). Por meio de câmeras e totens de segurança, os pontos de fiscalização pela cidade são ampliados e as equipes nas ruas recebem auxílio em eventuais ocorrências.

Denúncias

Caso o cidadão testemunhe alguma ação suspeita, pode registrar suas denúncia pelos seguintes canais:

– PM: 190

– GCM: 153

– Há também o recurso do botão do pânico dos totens de segurança. A pessoa pode acioná-lo e entrar em contato diretamente com um agente de plantão no CCO.

(Foto: Reprodução de TV)

Leia também:

Alça de acesso à Imigrantes é liberada em São Vicente

 

COMPARTILHAR: