ABC - Sociedade -

ABC conquista 25 novos leitos de UTI

Governo do Estado anunciou que 20 irão para Diadema e cinco para Rio Grande da Serra com o objetivo de reforçar a estrutura de atendimento a pacientes com Covid-19

Após reunião com os prefeitos Lauro Michels (PV), de Diadema, e Gabriel Maranhão (Cidadania), de Rio Grande da Serra, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou a entrega de 25 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para as cidades do ABC. O encontro ocorreu nesta terça (09) no Palácio dos Bandeirantes.

Do total de leitos, 20 serão instalados em Diadema e os outros cinco em Rio Grande da Serra. “A ampliação dos leitos permite que as sete cidades da região mantenham suas estratégias para o enfrentamento do novo coronavírus. Em relação ao transporte público, existia uma preocupação muito grande quanto ao deslocamento das pessoas para a Capital após a reabertura do comércios”, disse Maranhão, também presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Vice-presidente do Consórcio ABC, Michels ressaltou que a ampliação dos leitos de UTI contribui para a reclassificação da região no plano estadual de reabertura econômica. Atualmente, o Grande ABC está na fase 1 (vermelha), com funcionamento permitido somente aos serviços essenciais. Na fase fase 2 (laranja) existe a possibilidade de aberturas com restrições. “Esse é mais um passo importante para que o ABC possa mudar de faixa. Respeitamos a doença e sabemos o perigo que ela representa. Estamos trabalhando para melhorar a cada dia a estrutura de atendimento e contamos com a população na adoção de medidas de prevenção”, afirmou.

Dos 20 novos leitos conquistados por Diadema, dez ficarão sob gestão municipal e os outros dez no Hospital Estadual Serraria. Assim, a cidade aumentará de 30 para 40 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 sob gestão municipal. A Secretaria Municipal de Saúde está definindo onde serão instalados os novos leitos, que contarão com respiradores enviados pelo Estado. O Serraria passará de sete para 17 leitos de UTI.

Na última semana, 40 respiradores haviam sido encaminhados à região: 20 para São Bernardo, dez para Santo André e dez para São Caetano. Durante o encontro no Palácio dos Bandeirantes, Vinholi reafirmou que vê com otimismo o avanço do Grande ABC no plano de reabertura econômica nesta quarta-feira (10).

(Foto: Consórcio do ABC)

Leia também:

CHM de Santo André é cenário para homenagem musical exibida na Internet a todos os profissionais da saúde

 

 

 

 

Compartilhar: