Coluna do Baena

A Casa Delas Home Decor leva conceito afetivo do digital para loja física

acasadelas1

Após dois anos de sucesso com a loja online, as sócias Elaine Rebesco e Eleonora Chagas Seidel, que é de São Caetano, decidiram ampliar os negócios com a inauguração da loja física A Casa Delas Home Decor. O espaço fica no charmoso bairro do Campo Belo, na Capital. Sobre a escolha do ponto – no número 1.414 da rua Vicente Leporace -, elas contam que foi estratégica. “Por estar próximo do Aeroporto de Congonhas e do bairro de Moema, com acesso fácil por importantes avenidas, acaba atendendo aos públicos de São Paulo e do ABC”, explica Eleonora. Além de parabenizar as proprietárias, os familiares, amigos, clientes, influenciadoras digitais, profissionais liberais e formadores de opinião que passaram pelo local aproveitaram para conferir as novidades em artigos de decoração, presentes e mesa posta. A movimentação de convidados fez do sábado (05), data de abertura da casa nova, um dia bastante concorrido e feliz.

acasadelas2

Eleonora Seidel e o arquiteto Lucas Osmak, do escritório Haus Arquitetura e Interiores, de São Caetano

acasadelas3

Elaine Rebesco (primeira à esquerda) ao lado de designers, blogueiras e influenciadoras convidadas

Linha Exclusiva

Para celebrar a inauguração da loja física, Elaine e Eleonora lançaram uma linha exclusiva de bolachinhas amanteigadas de doce de leite em parceria com a empreendedora Dani Carol. Quem visitar o novo espaço pode degustar no Cantinho do Café e ainda comprá-las para presentear ou compartilhar com a família. O pote de 350 gramas tem valor de R$ 38,00. As bolachinhas são extremamente saborosas, aomáticas, macias, super recheadas e adoçadas na medida certa. Fica a dica!

Clima de festas 

Por sinal, a loja A Casa Delas Home Decor está linda e segue o mesmo conceito do digital, com bastante afetividade. Com a proximidade das festas de fim de ano, a vitrine já foi toda trocada, deixando o clima natalino tomar conta do local, que tem estacionamento conveniado (na rua Vieira de Moraes, 1.324). Quem preferir ainda pode recorrer à loja online, que segue a todo vapor, com a possibilidade de receber o catálogo de Natal via grupo de WhatsApp, site e Instagram (@acasadelashomedecor).

Filippi na transição

haddad_filippi_lula_RicardoStuckert

Haddad, Filippi e Lula (Foto: RicardoStuckert)

O prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), foi um dos nomes do Grande ABC nomeados para a equipe  de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, dividida em 31 áreas temáticas. O chefe do Executivo diademense está no grupo técnico de Cidades e Habitação. “É uma honra e uma alegria muito grande poder contribuir com o presidente Lula na reconstrução do Brasil”, comentou Filippi, que está em seu quarto mandato como prefeito de Diadema e já foi secretário de Saúde de São Paulo, além de deputado federal e deputado estadual. Guilherme Boulos, deputado federal eleito (PSOL), e Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo, também integram o grupo.

Berço

Diadema foi o primeiro município a eleger um prefeito do PT, em 1982, e se tornou laboratório de políticas públicas exitosas que viraram referência nas gestões do presidente Lula a partir de 2003. Prova dos acertos dos governos petistas em Diadema foi que, nos anos 90, a cidade foi condecorada com o prêmio Melhores Práticas da ONU pelo processo de urbanização de núcleos habitacionais. Outra evidência da aceitação dos governos do partido foi o fato de o município ser, entre os maiores de São Paulo, o que conferiu a maior votação a Lula nas eleições deste ano, com 60,02% dos votos válidos (154.387 votos no total). Também foi em Diadema que Fernando Haddad (PT) teve seu melhor desempenho entre os grandes municípios – 60,56% dos votos válidos.

Mais um

Servidor concursado da Prefeitura de Diadema, José Luís Ferrarezi é outro que integra a transição de governo. Ele já foi secretário de Esportes e vereador de São Bernardo, bem como secretário de Esportes em Mauá. Atualmente na Secretaria de Governo de Diadema, está na área temática de Esporte, que infelizmente perdeu nesta semana Isabel Salgado, ícone do vôlei brasileiro, que morreu aos 62 anos.

Sobre Isabel

“Isabel Salgado era a musa que simbolizava o crescimento do voleibol feminino brasileiro. Foi inovadora e nunca se submeteu à ordem dominante, sendo líder na defesa dos direitos das atletas, tendo sido atacante em quadra até os seis meses de gravidez. Sempre foi apoiadora da esquerda nas eleições, tendo apoiado Lula abertamente. Convidada a integrar o time da transição de governo não titubeou e abraçou”, publicou Ferrarezi em suas redes sociais.

Mudanças climáticas

COP 27 (2)

Foto: Divulgação

Em tempo de COP 27 – a 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) -, que teve o discurso do presidente eleito do Brasil, Lula (PT), entre seus pontos altos, a Prefeitura de Santo André reforça que, por meio do programa Santo André 500 Anos, prevê uma série de estudos e ações de combate às mudanças climáticas em conformidade com os planos e mecanismos de financiamento para conter o aquecimento global, discutido por representantes de mais de 190 países no Egito.

Detalhes

Alinhado a esta pauta ambiental, o programa Santo André 500 anos promove o planejamento da cidade até 2053, estabelecendo metas e objetivos locais de combate às mudanças climáticas. Os estudos desenvolvidos servirão como base aos eixos desenvolvimento econômico, desenvolvimento humano, desenvolvimento urbano ambiental e gestão e inovação. “Entre esses estudos estão a elaboração do Inventário Municipal de Gases de Efeito Estufa, que medirá as emissões no território municipal, e do Diagnóstico de Cobertura Vegetal”, explica a coordenadora do programa, Ana Paula Lepori. “Também estão sendo elaborados os Indicadores Locais de Sustentabilidade e, em breve, iniciaremos os Indicadores de Saúde Ambiental e o Monitoramento da Qualidade do Ar através de bioindicadores”, completa.

Excelência na TV

Prêmio Band Cidades Excelentes - Foto - Angelo Baima_PSA (3)

Foto: Angelo Baima

Santo André ficou entre as três finalistas do estado de São Paulo na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública da edição 2022 do prêmio Cidades Excelentes, promovido pela Band. A cidade do ABC figurou, ao lado de Sorocaba e Santana de Parnaíba, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A avaliação é feita com base no ranking do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), plataforma desenvolvida pelo instituto. Ao lado da esposa Ana Carolina Serra, deputada estadual eleita com recorde de votos pelo Cidadania, o prefeito Paulo Serra (PSDB) celebrou mais esse reconhecimento pela gestão eficiente e boas condutas administrativas. A cerimônia foi realizada na noite do último dia 10, na sede da TV Bandeirantes, em São Paulo.

Nova eleição

candidatos

Fotomontagem: Mais Notícias

Ex-vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (Cidadania) lança nesta sexta (18), às 19h, no Kaikan (rua Primeiro de Maio, 56, no Centro), sua campanha a prefeito da cidade, tendo como vice a empresária Eliete Vieira (Cidadania). A disputa terá ainda Amigão D’Orto (PSB), com o ex-vereador Renato Foresto (PT) de vice na chapa. Os dois dão a largada na corrida à Prefeitura na segunda-feira (21), às 19h, no Vale Encantado Eventos (avenida Francisco Monteiro,1.900, Santana). Já o vereador licenciado e prefeito interino do município, Guto Volpi (PL), inicia oficialmente sua campanha ao lado do vice Rubão Fernandes (PL), com festa no Ribeirão Pires Futebol Clube, neste sábado (19), às 10h. O chamariz é a presença do senador eleito por São Paulo pelo Partido Liberal, o astronauta Marcos Pontes. A missão é manter no comando do Paço o grupo político do prefeito cassado Clóvis Volpi.

Impasse

A eleição suplementar na estância turística de Ribeirão Pires ocorre em meio a desentendimentos na federação partidária PSDB/Cidadania. O ex-prefeito Kiko Teixeira, impedido de concorrer por problemas com a Justiça Eleitoral, tentava emplacar a esposa, Flávia Dotto (PSDB), como cabeça de chapa. Agora ele entrou com ação de impugnação da candidatura de Roncon – seu ex-aliado e hoje rival. O documento alega suposta invalidade da convenção que escolheu os candidatos da federação – os tucanos acabaram optando por não anunciar nenhuma candidatura, embora o empresário Cesar do Canoa também almejasse o posto. O processo é endossado pelo presidente estadual do tucanato, Marco Vinholi. Em meio a esse imbróglio, Cezar de Carvalho, do PSDB, que presidia a federação com o Cidadania no município, foi destituído e substituído por Kiko. Roncon, por sua vez, tenta impugnar a candidatura de Guto.

Em tempo

Marcado para 11 de dezembro, o pleito deve ter ainda mais dois concorrentes ao cargo majoritário: José Carlos Agnello (MDB) e Carlos Sacomani (PMB), tendo como vices, respectivamente, Glauber Carlos (MDB) e Marcos Roberto de Souza (PMB). Prefeito de Ribeirão Pires de 2009 a 2012, Clóvis Volpi (PL) teve as contas relativas ao exercício de 2012 rejeitadas de modo definitivo por efeito de acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), publicado em novembro de 2020 – após a eleição municipal daquele ano, da qual sagrou-se vencedor. Em julho do ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou seu diploma e do vice-prefeito do município, Amigão D’Orto. Após recurso junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter sido negado, a chapa teve a cassação confirmada com base na Lei da Ficha Limpa e Volpi tornou-se inelegível.

Alta gastronomia no Litoral

Recém chegado ao badalado bairro do Canto do Forte, em Praia Grande, o Veneza promete ser mais que um bar e restaurante, mas um espaço para verdadeiras experiências gastronômicas nos diferentes períodos do dia – café da manhã, brunch, almoço, chá da tarde ou jantar. Tudo em um ambiente de muita sofisticação, mas extremamente aconchegante e convidativo. Para degustar, o cardápio traz opções como o Croque Madame (pão de brioche, mussarela, presunto e parmesão gratinado no forno, finalizado com ovo poché); a salada Milão (folhas com queijo gorgonzola, figo, parma, nozes e um saboroso molho cítrico de romã, combinação perfeita unida a um salmão ao forno com granola ou um bacalhau a baixa temperatura); e a pizza sabor Camarão Especial (com mussarela, catupiri, camarões graúdos, parmesão salpicado e salsa fresca).

Boas-vindas

veneza praia grande

Foto: Divulgação

“Todos serão muito bem-vindos!”, ressaltam Cléia Carvalho e Marilene Santos, sócias no Veneza. E, para o final de ano, elas já avisam: “Teremos maravilhosas cestas de café da manhã e Natal, que serão ótimas opções de presente para alguém especial”. Funcionamento de terça a domingo, das 8h à meia-noite, e as segundas-feiras, das 17h à meia-noite, na rua Duque de Caxias, 1.251 (estacionamento na rua Santa Catarina, 250).

Expansão

Após abrir nova loja com área de cerca de 900m² na Avenida dos Estados, em Santo André, a quarta na cidade, a Cobasi, uma das líderes do varejo pet e jardim do Brasil, expande sua atuação em Embu das Artes. Com área de cerca de 600m², a segunda unidade da rede por lá, está localizada no bairro Chácaras Ana Lúcia.

Sonhos realizados

A 11ª edição da campanha “Alimente Esse Sonho”, da Padaria Brasileira, comemora recorde de arrecadação. Em 28 dias de ação, que reverteu parte da renda com a venda de sonhos para a APAE Santo André, foram arrecadados pouco mais de R$ 111 mil, que serão direcionados para dar continuidade aos projetos em andamento, além de ampliar o atendimento para mais famílias e tirar do papel outros planos da instituição. “Planejamos ter um atendimento especializado para pessoas do espectro autista. Desenvolver as habilidades e superar os desafios junto a tantas famílias nos motiva a continuar e querer sempre melhorar nossa campanha a cada ano”, comenta Henrique Afonso Júnior, diretor da rede de padarias Brasileira.

Madrinha

Alanis Guillen Padaria Brasileira

Foto: Divulgação

Apadrinhada pela atriz andreense Alanis Guillen, que fez sucesso como Juma na novela Pantanal (Globo), a campanha deste ano trouxe, como ocorre desde 2011, o tradicional e delicioso sonho da Padaria Brasileira como o escolhido para que os clientes abraçassem a inciativa ao levar pra casa esse que é  um dos quitutes mais vendidos da rede. É possível doar o ano todo, diretamente à APAE, via Pix (e-mail: doadores@apaesa.org.br).

Mercado imobiliário aquecido

A procura e as vendas de imóveis apresentaram crescimento no terceiro trimestre do ano, de acordo com o Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, da Deloitte em parceria com a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). O mercado do segmento Casa Verde e Amarela apresentou um dos maiores crescimentos, com impactos positivos significativos nos índices de procura e venda de imóveis. Segundo os especialistas, a recuperação dos setores econômicos e a redução de impostos em itens essenciais contribuíram para este cenário.

Expectativa de crescimento

Embora os preços permaneçam em alta (crescimento de 10,3% em relação ao período anterior do estudo), o percentual de aumento é menor se comparado aos trimestres passados e o cenário para os próximos três a 12 meses é de elevação na expectativa de lançamentos de imóveis e aquisição de terrenos, puxada pelo segmento Médio e Alto Padrão. Sendo assim, os executivos esperam manutenção nas vendas para o quarto trimestre e aumento nos próximos 12 meses. O levantamento foi realizado com 45 construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial entre 30 de setembro e 16 de outubro.

Novos negócios

Rodada de Negócios em Mauá (2)

Foto: Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC participou da 2ª Rodada de Negócios de Mauá, realizada pelo CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O evento ocorreu no Teatro Municipal, no último dia 10, e buscou aproximar diversos empresários e gestores da área de indústria, comércio e serviços. O público da Rodada foi composto por empresas âncora (aquelas interessadas em comprar) e as participantes (interessadas em vender). Marcaram presença representantes de empresas como Braskem, CBC, Dura Automotiva, Prometeon e Rhodia.

Parcerias, oportunidades e networking

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo da Silva, a iniciativa do CIESP, em parceria com os setores público e privado, resulta na aproximação das empresas e no fortalecimento da região, uma vez que o perfil dos negócios mudou, assim como o perfil da indústria. Para o diretor regional do CIESP Santo André, Norberto Luiz Perrella, a Rodada de Negócios é extremamente proveitosa para qualquer empresa justamente por propiciar a geração rápida de negócios, além de ser uma ferramenta excelente para criar networking, conhecer outras instituições e formar parcerias.

Aprovado

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul aprovou projeto de lei do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) que dispõe sobre a reestruturação e gestão do plano de carreira dos profissionais do magistério público, dos professores de Educação Física da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e dos professores da Secretaria de Cultura (SECULT). O plano aumenta o salário-base da categoria e traz perspectivas de evolução na carreira por tempo de serviço e nível de formação. Um dos aspectos mais importantes do documento que foi aprovado pelo Legislativo é a elevação do salário-base do piso da categoria a um patamar superior ao piso nacional do magistério, que é de R$ 3.845,63. De acordo com o projeto, o piso do magistério em São Caetano passa a R$ 4.150,00.

Comemoração

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, um dos principais equipamentos culturais de Santo André, completou 30 anos no último domingo (13) e, para comemorar a data, abre neste sábado (19), das 14h às 18h, a exposição “Esperançar”, de autoria da multitalentosa artista andreense Sandra Cinto. Coincidentemente, ela também celebra três décadas de atuação e compartilha suas obras com o público até janeiro.

“Esperançar”

Sandra Cinto (Exposição Esperançar - Casa do Olhar) - Foto - Dérek Bittencourt (1)

Foto: Dérek Bittencourt

Sob curadoria de Nilo de Almeida, a mostra é um verdadeiro passeio pela vida artística de Sandra Cinto, com obras de diversos momentos da carreira da andreense – que atualmente reside em São Paulo – e tem participação de Albano Afonso, artista visual e companheiro de Sandra. Ela recentemente esteve na Itália e tem as mais diversas experiências em países como Estados Unidos, Espanha e Argentina. A Casa do Olhar Luiz Sacilotto fica na rua Campos Sales, 414, no Centro de Santo André. Visitação de 22 de novembro a 21 de janeiro de 2023, de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h. Grátis.

De Diadema ao Jabuti

52504278719_8f9a725caf_k (1)

Mulher preta e diademense, Ifè Rosa OADQ concorre a prêmio importante (Foto: Igor Andrade)

O livro Pretos em Conto, volume II (editora Aldeia de Palavras), coletânea de textos de ficção de autores negros, foi indicado ao Prêmio Jabuti, maior premiação da literatura brasileira, na categoria Conto. A obra reúne textos de 17 autores negros, entre eles, Ifè Rosa OADQ, escritora, artista e produtora cultural de Diadema e integrante do coletivo Diadenega. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 24 de novembro, em cerimônia para convidados, no Theatro Municipal de São Paulo, às 20h.

Orgulho

“Ter um livro que não é só meu, mas de um coletivo de escritores e escritoras pretas, com textos diversos sobre espiritualidade, sobre infância, relações humanas em todas as suas vertentes, um livro de contos, de um gênero muito específico, um livro diverso tal qual nosso povo é, concorrendo a um prêmio tão importante é uma grande conquista”, ressaltou Ifè, que participou das últimas mostras de arte e cultura de Diadema no campo da literatura.

Pagodinho

Ainda em Diadema, a 21ª edição da Kizomba – Festa da Raça recebe, neste domingo (20), o cantor Zeca Pagodinho. O show será realizado na Praça da Moça, a partir das 20h. A atração é uma das muitas organizadas em Diadema em celebração ao mês da Consciência Negra.

Reconhecimento

O trabalho humanizado realizado nos três hospitais de campanha de Santo André, reconhecido internacionalmente, será destaque no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O evento vai ocorrer de 19 a 24 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia. A realização é da ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) em parceria com o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal da Bahia). O trabalho andreense selecionado tem como autor o atual superintendente da Rede de Atenção Hospitalar andreense, Victor Chiavegato, que coordenou os três hospitais de campanha instalados na cidade. Sob o título “Dispositivos de Cuidado Humanizado no Enfrentamento à Pandemia de Covid-19: A Experiência dos Hospitais de Campanha em Santo André/SP”, será apresentado na segunda-feira (21) dentro da sessão Análises Populacionais dos Impactos da Pandemia e Manejo no Cuidado às Populações Afetadas.

Humanização continuada

“É gratificante ver que os hospitais de campanha, mesmo após mais de um ano fechados, ainda representam o símbolo da humanização no atendimento de saúde. Nosso maior desafio agora é estender esse símbolo ao CHM (Centro Hospitalar Municipal) e ao Hospital da Mulher, cuidando da melhor forma dos nossos pacientes, humanizando o dia a dia e garantindo um cuidado mais integral e humanizado”, define Chiavegato. A cidade, nos momentos mais severos da pandemia, conseguiu atender mais de 1,1 mil pessoas simultaneamente de forma humanizada e acolhedora. Entre as ações, visitas virtuais por meio de videochamadas, crachás com os profissionais de saúde sorrindo nas fotos, homenagens musicais e entrega de cartas às mães internadas.

Todo cuidado é pouco

Bom lembrar que, em assembleia geral, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC deliberou pela recomendação do uso de máscara no transporte público. A recomendação passou a valer nesta quinta (17) em Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O colegiado de prefeitos propôs que o Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC se reúna, na próxima semana, com o grupo técnico do Governo do Estado para analisar o cenário com base no monitoramento epidemiológico e alinhar possíveis novas recomendações que possam ser adotadas. As cidades também vêm reforçando a importância de a população completar o esquema vacinal para a prevenção de agravamento, hospitalizações e óbitos pela Covid-19. As doses de reforço são essenciais para a imunização contra a doença neste contexto de alta de casos positivos.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras, no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: