ABCSociedade

Tarifa Zero de São Caetano completa seis meses com 320% de aumento de passageiros

Lançamento linha de Onibus Universitária - 16 fevereiro 2024 (60)

Nesse período de gratuidade, quase 9 milhões de pessoas foram transportadas nos ônibus municipais

Pioneiro no ABC, o Programa Tarifa Zero, da Prefeitura de São Caetano do Sul, completou seis meses em maio, alcançando o número de 72 mil passageiros diários, um aumento de 320% em relação ao período anterior à gratuidade nos ônibus: antes do programa eram cerca de 22 mil passageiros por dia. Nestes seis meses, mais de 8,7 milhões de passageiros foram transportados nas 10 linhas municipais.

O Tarifa Zero não viu apenas o número de passageiros aumentar. O número de ônibus da concessionária Vipe (Viação Padre Estáquio) rodando pela cidade também aumentou de 42 para 57, incluindo dois veículos da nova linha Circular Universitário (foto). Em dezembro de 2023, houve a entrega de cinco novos veículos com Wi-Fi e ar condicionado, com tecnologia Euro 6, que emite menos poluentes.

“São Caetano atingiu uma estabilidade econômica que permitiu lançarmos um projeto desta envergadura, o qual impacta de forma muito positiva a mobilidade, o aspecto social, o meio ambiente e a economia da cidade, tanto para o empregador quanto para o empregado”, ressaltou o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior (PSDB).

O Tarifa Zero está consolidado como um programa que abrange três pilares fundamentais: o social, pois a gratuidade beneficia a todos, especialmente quem mais precisa; o econômico, desonerando a folha de pagamento das empresas; e o ambiental, porque reduz a quantidade de carros nas ruas e, consequentemente, a poluição. Além, é claro, do incentivo à mobilidade urbana.

Um programa desse impacto, no entanto, requer ajustes permanentes, como esclareceu o secretário de Mobilidade Urbana, Diego Vido Faria. “Por conta exatamente do dinamismo que um programa desse porte requer devemos finalizar um estudo com uma consultoria sobre a necessidade de um possível remanejamento para otimizar essas 10 linhas. Antes do Tarifa Zero, tínhamos uma linha comercial e agora temos uma linha mais dinâmica, com o objetivo de levar as pessoas a cada vez mais lugares, interligando a cidade com linhas troncais”, explicou.

Itinerário

Os passageiros de São Caetano podem acompanhar pelo celular, tablet ou internet o horário de chegada dos ônibus, localização dos pontos e as linhas que atendem ao destino da rede municipal. O aplicativo CittaMobi, para smartphones, geolocaliza o usuário, mapeia os pontos de ônibus mais próximos a ele, detalha itinerários e mostra, em tempo real, quanto tempo falta para o ônibus chegar.

Desta forma, São Caetano disponibiliza aos usuários de transporte público municipal informações em tempo real sobre o horário de partida e chegada de ônibus. Este sistema está em operação em 100% das linhas e em 100% dos ônibus municipais que circulam na cidade.

(Foto: Letícia Teixeira / PMSCS)

Leia também:

Animação e luta contra o preconceito marcam 17ª edição do Mental Fashion Day

 

 

COMPARTILHAR: