ABCSociedade

Santo André inicia programação da Semana da Luta Antimanicomial

Mental Fashion Day - Foto - Alex Cavanha_PSA (6)

Desfile Mental Fashion Day, que será realizado na quinta-feira (16), será uma das principais atrações

A equipe da Saúde Mental de Santo André preparou uma grande programação para a Semana da Luta Antimanicomial 2024. O movimento tem o intuito de lembrar que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade e de receber todos os cuidados e tratamentos sem que tenham que abrir mão do lugar de cidadãos.

Uma das principais atrações da programação é o Mental Fashion Day, evento que reúne profissionais, usuários da rede de atenção psicossocial e familiares e que será realizado na quinta-feira (16), das 13h30 às 16h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro. A atração é oportunidade para o usuário se expressar da forma que se sentir confortável, seja por meio de uma poesia, música ou no tradicional desfile.

“Entendemos que a liberdade da pessoa com sofrimento psíquico é inegociável e, por isso, programamos uma série de atividades para chamar atenção da população com o objetivo de desconstruir qualquer tipo de preconceito que ainda exista sobre essas pessoas. São indivíduos que necessitam de tratamento e acompanhamento. A Semana da Luta Antimanicomial é muito aguardada por toda a equipe da saúde mental e tudo é preparado com muito carinho”, destaca o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

A programação oficial começa nesta quarta-feira (15), às 8h30, com o lançamento do livro Experiências Exitosas Saúde Mental de Santo André 2023, que traz cases das equipes da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). Na sequência haverá palestras com discussões sobre a luta antimanicomial. Todos os eventos do dia serão realizados no auditório da Fundação Santo André (avenida Príncipe de Gales, 821 – Vila Príncipe de Gales).

“O envolvimento das equipes e dos usuários na construção de cada peça do Mental Fashion Day ocorre em paralelo à discussão sobre o Modelo de Atenção Psicossocial, a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial. Apesar da alta demanda por atendimento em saúde mental pós-pandemia, os serviços da Rede de Atenção Psicossocial de Santo André têm se destacado com aumento nas ofertas de ações de cuidado, pautas afirmativas e significativas premiações”, pontua a coordenadora da Saúde Mental, Marinês Santos de Oliveira.

Na sexta-feira (17), equipes da saúde mental de Santo André e usuários da rede se juntarão a profissionais de outras cidades do Estado em manifestação marcada para a Avenida Paulista. O ponto de encontro será no Paço Municipal de Santo André.

(Fotos: Alex Cavanha/PSA)

Leia também:

Moeda Verde ganha a quarta premiação com InovaCidade 2024

 

COMPARTILHAR: