Ribeirão Pires comemora um ano de “Condomel – Abelhas da Mata” com a inauguração do 10º ponto, na Vila do Doce
Projeto pioneiro visa preservar a biodiversidade e promover a polinização das espécies vegetais na região
A Prefeitura de Ribeirão Pires celebra nesta semana o aniversário de um ano do projeto “Condomel – Abelhas da Mata”, marcando a ocasião com a inauguração do décimo ponto, na Vila do Doce. A estreia da nova colmeia ocorreu na terça-feira (22), durante a reinauguração da Vila do Doce (leia mais abaixo).
Em 24 de agosto de 2022, o projeto “Condomel” iniciava sua trajetória com a instalação de sua primeira unidade, na Câmara Municipal. Ribeirão Pires se destaca ao criar “condomínios” de abelhas nativas e sem ferrão, distribuídos de maneira inteligente por toda a cidade.
A proposta não apenas visa preservar a biodiversidade local, mas desempenha um papel crucial na polinização das espécies vegetais da Mata Atlântica, que circunda a cidade. Com a crescente preocupação em torno da redução das populações de polinizadores naturais, como as abelhas, o projeto se apresenta como uma resposta inovadora e eficaz.
É o que destaca a secretária de Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Andreza Araújo. “Através do ‘Condomel – Abelhas da Mata’, estamos não apenas protegendo esses polinizadores vitais, mas cultivando uma consciência ambiental que impactará positivamente as gerações futuras. A polinização é um elo crucial para a manutenção do equilíbrio do ecossistema da Mata Atlântica, garantindo frutos e sementes que sustentam a vida vegetal, a fauna e os seres humanos”, diz.
Atualmente, o projeto “Condomel – Abelhas da Mata” conta com uma rede de dez pontos estrategicamente posicionados em toda a cidade, oferecendo abrigos seguros para abelhas nativas e sem ferrão. Com sua abordagem inovadora e foco na preservação ambiental, a iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Pires é referência para soluções sustentáveis e colaborativas para a conservação da biodiversidade e da vida vegetal.
Circuito das Abelhas
Do projeto nasceu também o Circuito das Abelhas, que reúne colmeias naturais e os condomínios de abelhas espalhados pela cidade. São mais de 20 pontos marcados que podem ser acessados por meio de QR Codes que estão nas redes da Prefeitura.
Revitalizada
A Prefeitura de Ribeirão Pires entregou, na terça-feira (22), as obras de revitalização da Vila do Doce, na região central da cidade. O espaço, que é um dos principais pontos turísticos da Estância ribeirão-pirense, recebeu iluminação renovada e modernização estrutural, que inclui a troca dos telhados, implantação de novos traços de arquitetura, pintura e novo paisagismo.
A Vila do Doce recebeu R$ 2 milhões em investimentos, sendo R$ 1,7 milhão do Governo de São Paulo e o restante contrapartida municipal. Com o recurso, a Prefeitura instalou cordões com 950 luminárias, além de iluminação de beiral, de piso e refletores. Os imóveis que formam a praça receberam pergolados nas portas dos comércios e os letreiros também foram revitalizados.
A reforma da Vila do Doce faz parte de pacote de investimentos para a modernização da infraestrutura voltada ao receptivo de turistas. Além da praça, o entorno da Vila do Doce recebeu revitalização. Sinalização viária foi repintada, assim como a caiação das sarjetas de vias próximas.
Durante o ato de entrega das obras, o prefeito Guto Volpi (PL) chamou servidores públicos para efetuarem o descerramento da faixa de inauguração “A Vila do Doce faz parte da vida dos moradores de Ribeirão, que frequentam a praça para comer, ver alguma apresentação ou mesmo passar uma tarde com a família. Com a revitalização completa, o espaço fica mais bonito. A iluminação nova está linda e tenho certeza que todos irão gostar”, declarou.
A revitalização do espaço deve trazer melhorias importantes para o local, frequentado por milhares de pessoas. As intervenções também trarão mais segurança e conforto para todos os comerciantes que estão sediados no local.
Leia também:
Pesquisa aponta São Caetano como a cidade mais competitiva do Grande ABC