Atendimento começará nesta terça (09), com distribuição de senhas a partir das 8h
Um sonho antigo se concretizou nesta segunda-feira (08), dia em que Santo André completou 471 anos: a inauguração do Hospital Veterinário Municipal. O equipamento fica na Rua Juquiá, altura do nº 135, na Vila Eldizia, ao lado da Sabina Parque Escola do Conhecimento.
”Esse equipamento é um sonho que a gente tira do papel, foi um prédio feito já pensando em ser um hospital, com atendimento diferenciado e que vai trazer qualidade de vida para os pets, para os donos de pet e protetores”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB).
Com 800 metros quadrados de área construída, o primeiro hospital veterinário público de Santo André tem dois andares. O piso térreo, onde será feito o atendimento ao público, conta com recepção hospitalar; recepção do Centro de Adoção; gatil com capacidade de abrigar até 20 gatos; canil com solarium para até 30 cães; três consultórios; uma sala para infectocontagiosos; uma sala para internação; um ambulatório; espaço para banho e tosa; e um compartimento para estoque de ração.
Já o piso superior contempla dois centros cirúrgicos; duas salas de pré-operatório; duas salas de pós-operatório; um expurgo; uma sala de esterilização; enfermaria; estoque; raio-x; ultrassom; administração; copa, lavanderia e dois vestiários. Trata-se de um prédio construído do zero com estrutura específica para o tratamento animal. O investimento, totalmente da Prefeitura, é da ordem de R$ 2,8 milhões.
O Hospital Veterinário é gerenciado pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Serão entregues 30 senhas por dia (distribuídas por ordem de chegada), mais urgência, emergência e retornos, prioritários para cães e gatos. Os critérios de emergência serão definidos pelo veterinário de plantão. A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), vencedora da licitação, fará a prestação de serviços no local.
“Acredito que esse hospital seja um dos únicos que tenha sido construído já com o conceito de atendimento de hospital para os animais. O nosso Departamento de Bem-Estar Animal, que foi criado em 2017, foi muito importante para que todas essas conquistas acontecessem. O Departamento tem programas essenciais para a causa animal”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Ao longo dos próximos 90 dias, terá início diálogo com o Conselho Municipal de Proteção Animal, que reúne protetores e sociedade civil, para avaliar os critérios de utilização do canil e gatil, que não serão ativados num primeiro momento, para melhor utilização do Centro de Adoções Animal.
O atendimento do Hospital Veterinário Municipal terá início nesta terça (09) e será feito apenas para quem mora em Santo André, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. É necessário apresentar o comprovante de residência. Beneficiários do programa Bolsa Família terão prioridade no atendimento, que será 24 horas apenas para animais internados.
Os deputados estaduais Delegado Bruno Lima (PP), atuante na causa animal, e Ana Carolina Serra (Cidadania) prestigiaram o evento, juntamente com o secretário de Saúde andreense, Gilvan Junior, a vereadora Dra. Ana Veterinária (PSD), idealizadora do projeto, entre outras autoridades.
SERVIÇO
Hospital Veterinário Municipal de Santo André
Endereço: Rua Juquiá, altura do n° 135 – Vila Eldizia (entrada pelo estacionamento da Sabina Escola Parque do Conhecimento)
Atendimento: De segunda a sexta
Horário: das 8h às 18h
(Fotos: Alex Cavanha/PSA)
Leia também:
Em Santo André, Tarcísio de Freitas anuncia reativação da antiga Estação Pirelli