ABCPolítica

Pio Mielo é eleito presidente da Câmara de São Caetano após voto surpreendente de Suely Nogueira

pio-3

Após a cerimônia de posse de prefeito, vice e vereadores eleitos, teve início a eleição para a presidência da Câmara de São Caetano, na manhã deste domingo (1º). Pio Mielo (PMDB) foi escolhido  para comandar o Legislativo municipal no próximo biênio.

O resultado surpreendeu a todos, pois a eleição seguia empatada (09 a 09) e o “voto de minerva” foi justamente da vereadora Suely Nogueira, em disputa acirrada com Pio pela presidência. Quando a também peemedebista escolheu a chapa adversária, um misto de perplexidade e empolgação tomou conta do plenário.

Em discurso na tribuna, o vereador Tite Campanella (PPS) fez questão de frisar que Suely perdeu a oportunidade de ser a primeira mulher (e negra) a presidir uma Câmara Municipal no ABC e entrar para a história do Legislativo da região. “Mas sei que estou diante de uma mulher fiel, ética e honesta”, cutucou.

Pio, que se empenhou muito na costura de sua vitória nos bastidores e vibrou com a decisão, evitou provocações. “Obrigado a todos que me ajudaram nessa linda tarefa de contribuir com a Câmara de nossa cidade.” Embora ele e Suely – única mulher eleita no município – sejam do mesmo partido do ex-prefeito Paulo Pinheiro, o PMDB, ela tinha claramente a simpatia da bancada do novo chefe do Executivo, José Auricchio Júnior (PSDB), uma vez que o aliado Edison Parra (PSB) seria o vice-presidente. Detalhe: Suely não colocou seu nome na disputa, foi indicada em manobra do grupo de Auricchio.

Pio e Suely, porém, se declaram “aliados da cidade” e não farão oposição ao prefeito recém-empossado. Auricchio, aliás, já compôs com todos os vereadores, até com os que disputaram a eleição defendendo outras candidaturas majoritárias. Os mais resistentes se dizem “independentes”.

Confira como ficou a composição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de São Caetano do Sul:

Presidente – Pio Mielo (PMDB)

Vice-Presidente – Ubiratan Figueiredo (PR)

1º Secretário – Maurício Fernandes (DEM)

2º Secretário – Moacir Rubira (PRB)

3º Secretário – Marcos Fontes (PSDB)

 

COMPARTILHAR: