Grande SPPolítica

Pesquisa mostra Eloi Pietá na liderança em disputa à prefeitura de Guarulhos

eloi pietá guarulhos

Candidato petista, que já foi prefeito, aparece com 13 pontos de vantagem sobre Guti, que ocupa o cargo atualmente; Pietá também venceria em simulação de segundo turno se a eleição fosse hoje

Em recente pesquisa eleitoral divulgada em Guarulhos, Elói Pietá lidera a corrida à Prefeitura. O ex-prefeito e candidato do PT tem 34,3% das intenções de voto contra 21,3% do atual chefe  do Executivo, Guti (PSD). O levantamento é do Instituto Kadoshi.

A candidata do PSDB, Fran Correa, aparece na terceira posição, com 7,5%. A sondagem ocorreu antes da renúncia de Nefi Tales Filho (PSL), que registra 3,7%, mesmo percentual de Rodrigo Tavares (PRTB). Os demais candidatos não atingiram 2%.

Brancos e nulos somam 15% e 10% dos entrevistados não quiseram ou não souberam responder. A margem de erro da pesquisa é de 3,98 pontos percentuais.

Segundo turno

Um eventual segundo turno também foi simulado entre Pietá e Guti. Nesse caso, o petista marca 40,2% das intenções de voto, contra 24,7% do atual prefeito.

O Instituto Kadoshi entrevistou 600 pessoas entre os dias 16 e 18 de outubro. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-04603/2020.

Tendência

Os números do Instituto Kadoshi vão de encontro à tendência de crescimento de Pietá. Em levantamento da Brada Pesquisa feito entre os dias 06 e 07 de outubro, com 1.060 pessoas, o petista já aparecia com 08 pontos de vantagem sobre Guti: 27% a 19%, respectivamente.

Nesta pesquisa Fran Correa, em terceiro, atingiu 12% das intenções de voto, enquanto 17% dos entrevistados disseram que ainda não escolheram em quem vão votar.

O nível de confiança da pesquisa Brada é de 95%, o que significa que, se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, ao menos 95 delas repetiriam o resultado divulgado, considerando a margem de erro de três pontos porcentuais.

RealTime Big Data

Já em pesquisa estimulada do instituto RealTime Big Data, encomendada pela CNN Brasil, o cenário é outro. Pietá também lidera numericamente, com 28%, mas empata tecnicamente com Guti, que tem 25% das intenções de voto, uma vez que a margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos.

Em seguida estão os candidatos Fran Correa (PSDB), com 7%;  Simone Carleto (PSOL), com 2%; Rodrigo Tavares (PRTB), com 2%; Adriana Afonso (PL), com 2%; Wagner Freitas (PTB), com 1%; Professora Sandra Santos (PDT), com 1%; Professor Auriel (PCdoB), com 1%, e Eduardo Barreto (PROS), com 1%.

Néfi Tales Filho (PSL) e Marcio Nakashima (PDT) também registraram 1% cada neste levantamento, mas ambos renunciaram às candidaturas depois de a pesquisa já ter sido concluída. O candidato Jovino Cândido (PV) não pontuou.

A pesquisa identificou ainda 13% de nulos e brancos e 15% que não souberam responder. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem a identificação SP07567/2020.

Foram entrevistadas 1.050 pessoas, por telefone, entre os dias 14 e 17 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

Segundo o RealTime Big Data, os candidatos Guti (PSD) e Elói Pietá (PT) são os mais rejeitados e empatam tecnicamente neste quesito quando questionam em quem os eleitores guarulhenses não votariam de jeito nenhum: 35% e 33% respectivamente.

O governo Guti é desaprovado por 55% dos entrevistados. A maioria também desaprova Doria, mas opiniões divergem sobre Bolsonaro.

Avaliação do presidente Jair Bolsonaro em Guarulhos

Desaprova – 45%

Aprova – 45%

Não sabe – 10%

Avaliação do governador João Doria em Guarulhos

Desaprova – 54%

Aprova – 30%

Não sabe – 16%

Avaliação do prefeito Guti

Desaprova – 55%

Aprova – 35%

Não sabe – 10%

Leia também:

Pesquisa aponta vitória de Paulo Serra no 1º turno com ampla vantagem em Santo André

COMPARTILHAR: