ABCGrande SPPolítica

Lula não é mais morador de São Bernardo

luis-inacio-lula-da-silva_1_33762

Ex-presidente deixou a cidade do ABC e alugou um imóvel em São Paulo “por questões de segurança”

Líder em todas as recentes pesquisas de intenção de voto para a presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está mais morando em São Bernardo do Campo. Ele se mudou para a Zona Oeste de São Paulo no final do ano passado – a mudança foi feita em segredo e “por questões de segurança”.

Antes de se instalar no novo endereço, uma casa alugada, com a noiva, a socióloga Rosângela da Silva, conhecida como Janja, Lula estava morando num sobrado em São Bernardo. O pedido para deixar a cobertura na avenida Prestes Maia, onde viveu com a ex-primeira dama Marisa Letícia (1950-2017) teria partido da atual companheira, também responsável pela escolha do imóvel na Capital.

A saída do ABC era defendia por correligionários do PT, assessores e amigos, que avaliam a nova residência como mais segura em comparação ao sobrado onde ele estava até o fim de 2021. Algumas lideranças do Partido dos Trabalhadores já frequentaram o novo endereço do ex-presidente.

A proximidade das eleições e a tensão política no Brasil teriam pesado na decisão. Segundo apurado, de início, a intenção de Lula era a de permanecer na região do ABC.

Quando não está em viagens, o ex-presidente tem cumprido agenda de entrevistas, lives, encontros presenciais e reuniões políticas para a preparação da campanha eleitoral diretamente da nova casa – que conta com segurança reforçada – ou do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga.

A mudança foi revelada pelo colunista Lauro Jardim (O Globo).

PT e PSB

Na tarde desta terça-feira (21), Lula esteve reunido com o ex-governador de São Paulo Márcio França. O tema do encontro foi a escolha do candidato ao governo do Estado em uma eventual aliança do PT com o PSB. Além de França, o ex-prefeito da Capital, Fernando Haddad está cotado.

Segundo colocado na eleição de 2018, França ainda tem sido responsável pela costura para que Geraldo Alckmin (sem partido) seja o vice de Lula. A expectativa era a de que ele se filiasse ao PSD de Gilberto Kassab para compor a chapa majoritária, mas agora pode ingressar no PSB.

De acordo com a mais recente pesquisa XP/Ipespe, Haddad e Alckmin lideram em intenção de votos para o governo estadual, ambos com 20%. Na sequência estão França, com 12%, Guilherme Boulos (PSOL), com 10%, Tarcísio de Freitas (sem partido), com 7%, Rodrigo Garcia (PSDB), com 3%, e Abraham Weintraub (Brasil 35 / antigo PMB – Partido da Mulher Brasileira), com 2%. Brancos e nulos somam 19%.

A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de fevereiro com 1.000 entrevistados, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percenturais para mais ou para menos. O registro no TSE-SP é 03574/2022.

No último levantamento do Ipespe para presidente, Lula soma 34% entre o eleitorado paulista – 43% na amostragem nacional. Apesar de recuo no Estado, o petista venceria qualquer adversário num eventual segundo turno:

  • Lula 46% x Bolsonaro (PL) 34%
  • Lula 46% x Moro (Podemos) 33%
  • Lula 47% x Doria (PSDB) 26%

(Foto: Mauro Pimentel / AFP)

Leia também:

Santo André inicia construção do primeiro hospital veterinário público do ABC

COMPARTILHAR: