
Projeto que promove cuidado à população trans em situação de rua recebe menção honrosa e vai disputar premiação nacional
Projeto que une arte, saúde e inclusão social foi contemplado com Menção Honrosa no 38º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Cosems/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo) e realizado no Santos Convention Center, em Santos, entre os dias 09 e 11 deste mês. A iniciativa, intitulada “A Rua é Pajubá: Ações Culturais para o Cuidado de Mulheres Trans e Travestis em Situação de Rua”, é desenvolvida pela equipe do Consultório na Rua, vinculado à Coordenadoria de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Santo André. Esse é o quarto ano seguido que o município é reconhecido no evento.
O projeto, um dos mais de 2 mil trabalhos concorrentes da 21ª Mostra de Experiências Exitosas do Cosems-SP, tem como objetivo promover o cuidado em saúde de forma humanizada e ampliar o acesso aos serviços públicos por mulheres trans e travestis em situação de rua — população historicamente marginalizada e vulnerabilizada. A proposta inovadora articula ações culturais como performances artísticas, sessões de fotos, embelezamento, leitura de poesias e a gravação do mini-documentário “Transbrasil: a Rua é Pajubá” como estratégias para fortalecimento de vínculos, resgate da autoestima e adesão aos cuidados de saúde.
“Trabalhos como este mostram que é possível construir uma saúde pública que respeita, acolhe e transforma realidades. A menção honrosa recebida é motivo de orgulho para toda a cidade e reafirma nosso compromisso com uma política de saúde humanizada e acessível para todos e todas,” afirma o secretário de Saúde de Santo André, Pedro Seno.
O impacto das ações foi sentido na prática, já que usuárias passaram a acessar serviços como o ambulatório Travessias – espaço multidisciplinar de cuidados para pessoas com variabilidade de gênero de Santo André, localizado dentro do Poupatempo da Saúde -, retomaram tratamentos, conseguiram emprego e reforçaram o sentimento de pertencimento aos dispositivos da rede. A escuta qualificada, o protagonismo das participantes e o uso da cultura como linguagem de cuidado foram essenciais para o sucesso da iniciativa.

Vinícius Atalaia, coordenador de Saúde Mental, e Antônio Rinaldo Pagni, gerente do Consultório na Rua de Santo André
“Esse reconhecimento no maior evento de saúde pública do Estado mostra que práticas sensíveis, criativas e humanizadas no SUS, principalmente no atendimento à população em situação de rua e à comunidade trans, ainda tão invisibilizada, são essenciais. Esse é o caminho certo para a efetivação do cuidado com equidade”, pontua o gerente do Consultório na Rua, Antônio Rinaldo Pagni.
A menção honrosa recebida por Santo André credencia o município a participar da Mostra Nacional “Brasil, Aqui Tem SUS”, no congresso 2025 do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que será realizada em junho, em Belo Horizonte.
Leia também:
Santo André transforma sucata e entulho em brinquedos e mobiliário urbano