ABCInteriorSociedade

Primeira-dama e prefeito de Pilar do Sul conhecem experiências exitosas de Santo André no social

fss pilar do sul_santo andre 1

Clayton e Juliane Machado visitaram o Fundo Social de Solidariedade da cidade do ABC Paulista e estiveram com a deputada Ana Carolina Serra

Uma comitiva de Pilar de Sul esteve nesta quarta-feira (19) em Santo André para conhecer as boas práticas do município da região do Grande ABC na gestão da área social, e que repercutiram positivamente ao redor do estado de São Paulo. A primeira-dama pilarense, Juliane Machado, e a secretária de Desenvolvimento e Integração Social, Joelma Leal Santos, visitaram a sede do Fundo Social de Solidariedade andreense e também foram ao encontro da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania). As agendas foram acompanhadas pelo prefeito Clayton Machado (Republicanos).

No Fundo Social de Solidariedade de Santo André, as autoridades de Pilar do Sul foram recepcionadas pela secretária de Assistência Social, Ana Claudia Fabris, e pela primeira-dama do município, Jessica Roberta. Durante toda a manhã, conheceram a infraestrutura do local e os cursos de qualificação oferecidos (nas áreas de culinária, artesanato, beleza e costura, entre outras), além de experiências exitosas como a Escola de Ouro Andreense e o Banco de Alimentos.

“Foi um prazer trocar experiências com Pilar do Sul sobre as ações sociais que deram certo e estão tendo continuidade em Santo André, servindo de exemplo a outros lugares”, pontuou Jessica. “Ficamos muito lisonjeados por sermos referência para tantas cidades dentro do nosso Estado. Muitas vezes essa troca resulta em soluções para situações comuns que vivenciamos no dia-a-dia. No final, é um aprendizado para todos”, comentou Ana Claudia, que também é a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André.

fss pilar do sul_santo andre 2

Juliane Machado conhece de perto o trabalho de uma das oficinas de capacitação oferecidas pelo Fundo Social de Santo André

Para a primeira-dama Juliane Machado, as visitas a outros municípios proporcionam o aprendizado necessário para que possa reestruturar o Fundo Social de Solidariedade de Pilar do Sul, cuja presidência assumiu em 1º de janeiro. Ela é a primeira esposa de um chefe do Executivo municipal a comandar ativamente a entidade após 20 anos e tem buscado nesses intercâmbios inspiração para ofertar as melhores ações à população pilarense, em especial às mulheres.

“Para nós que não tínhamos a realidade de um Fundo Social ativo, conhecer projetos possíveis, e que podem ser aplicados ao nosso município, é de extrema relevância. Além de toda a estrutura dos locais visitados, como a do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, ser referência para que possamos nos organizar de forma a atender os nossos munícipes”, destacou.

Consultoria

ana carolina serra_pilar do sul

Deputada apresentou orientações importantes sobre os Fundos Sociais de Solidariedade e destacou experiência andreense (Foto: Angelo Baima)

No período da tarde, Juliane, Joelma e o prefeito Clayton Machado foram recebidos pela deputada estadual Ana Carolina Serra, autora do projeto de lei 360/2024, que moderniza os Fundos de Solidariedade pelo Estado e fortalece as políticas sociais nas cidades paulistas. A parlamentar também é autora da lei nº 9.310, que institui o Dia do Trabalho dos Fundos Sociais de Solidariedade do Estado de São Paulo (ou Dia Estadual da Solidariedade), a ser comemorado todo dia 03 de novembro, aprovada neste ano pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

“Bom ver que os nossos programas sociais implantados em Santo André seguem chamando a atenção dos municípios paulistas, como é o caso agora de Pilar do Sul. Estamos sempre abertos às parcerias que promovam dignidade às pessoas. No encontro, tratamos ainda das nossas ações na Assembleia Legislativa, em especial, sobre o projeto de lei que moderniza a legislação do Fundo Social de São Paulo e do trabalho desenvolvido na Frente Parlamentar em Apoio aos Trabalhos dos Presidentes dos Fundos Municipais. Esse é o nosso jeito de fazer política”, disse a parlamentar.

Referência na área social, Ana Carolina desenvolveu durante oito anos como primeira-dama de Santo André (de 2017 a 2024) – ao lado do marido, o ex-prefeito Paulo Serra (PSDB) – programas bem-sucedidos como Banco de Alimentos, Natal Solidário, Moeda Pet e o premiado Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos, em especial hortifrútis, em mais de 30 comunidades carentes do município, além de campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos e cursos de capacitação para o emprego por meio da Escola de Ouro Andreense. Durante a pandemia de Covid-19, liderou a iniciativa “Costurando com Amor”, que consistia na produção de máscaras, utilizando mão-de-obra de costureiras locais, aliando o acesso da população à proteção facial de forma gratuita com a geração de renda para mulheres que estavam sem trabalho na época.

ana carolina serra moeda verde

Ana Carolina em ação do programa Moeda Verde, que implantou durante a gestão do marido, Paulo Serra (PSDB)

Em junho do ano passado, a Alesp aprovou projeto da deputada que amplia o Moeda Verde para todo o Estado. A proposta, no entanto, foi vetada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ana Carolina tenta agora que o Estado “assuma” a iniciativa de sua autoria que torna o programa uma política pública paulista.

Algumas cidades do Grande ABC (como Mauá, Ribeirão Pires e São Caetano do Sul) e de outras regiões do Estado já criaram suas versões locais do programa. “Em Santo André, o Moeda Verde vem transformando vidas, cuidando da segurança alimentar, gerando emprego e renda, e protegendo o meio ambiente”, explicou a deputada, que se colocou à disposição para ajudar Pilar do Sul na estruturação de seu Fundo Social.

“É muito importante essa interação e ter vindo a Santo André hoje amplia minha visão em relação ao Fundo Social e sobre como o Executivo pode prover sua atuação e vida útil. Quando o Fundo Social nos trouxer uma demanda, seja de materiais, insumos ou recurso público, eu estarei apto a compreender a necessidade e a importância do investimento a ser contemplado”, comentou o prefeito Clayton Machado.

Leia também:

Em Sorocaba, Lula entrega 199 ambulâncias do Samu para cidades paulistas

 

 

 

COMPARTILHAR: