Atual prefeito e candidato do PSDB à reeleição lidera levantamento com 50% das intenções de voto; segundo colocado, Bruno Daniel (PSOL), aparece com 10%
O candidato à reeleição Paulo Serra (PSDB) lidera a corrida eleitoral 2020 em Santo André, segundo pesquisa estimulada Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada pelo portal R7. O atual prefeito aparece com 50% das intenções de voto, seguido por Bruno Daniel (PSOL), irmão do ex-prefeito Celso Daniel (1951-2002), que soma 10%. O resultado credencia o tucano para uma vitória em primeiro turno.
A pesquisa mostra ainda Professora Bete Siraque (PT) em terceiro, com 8%. Na sequência estão Ailton Lima (PSB), com 4%, Sargento Lobo (Patriota), com 3%, e o ex-prefeito João Avamileno (ex-PT e atual SD), com 2%. Alex Arrais (PTC) não pontuou. Brancos e nulos somam 15% dos votos e 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Espontânea
Já no cenário de votação espontânea – quando o instituto não apresenta lista com os nomes dos candidatos -, Paulo Serra (PSDB) tem 38%, Bruno Daniel (PSOL), 2%, e Professora Bete Siraque, 1%. Não souberam ou não responderam somam 43% e brancos e nulos, 15%.
Rejeição
Quando perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, os entrevistados responderam assim: João Avamileno (SD) 15%, Professora Bete Siraque (PT) 11%, Paulo Serra (PSDB) 9%, Sargento Lobo (Patriota) 7%, Bruno Daniel (PSOL) 4% e Ailton Lima (PSB) 3%. Alex Arrais (PTC) não atingiu 1%.
Todos são rejeitados por 14% e os que não rejeitam nenhum são 21%.
A pesquisa Real Time Big Data ouviu 800 pessoas entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o número SP 04985/2020.
Racha interno
O nome do policial federal Dennis Ferrão (PRTB) não constava do questionário. Ele foi incluído pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na disputa pela Prefeitura de Santo André, após conquistar liminar na Justiça, em meio à briga com o próprio partido que tenta suspender a convenção que o indicou como prefeiturável.
Leia também:
Troca de recicláveis por alimentos é retomada em Santo André