Nova rodada de pesquisas revela preferência do eleitorado da Baixada Santista
Instituto Badra divulgou intenções de voto dos eleitores de cidades onde pode haver 2º turno
O Instituto Badra divulgou neste sábado (29) uma nova rodada de pesquisas de intenção de voto na Baixada Santista. Desta vez, as entrevistas foram realizadas nas quatros cidades da região com possibilidade de segundo turno, de acordo com o número de eleitores: Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente.
Em cada uma destas cidades foram ouvidos, presencialmente, 1.060 eleitores. A margem de erro das pesquisas, realizadas em parceria com a TV Tathi Band Litoral e registradas junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
Todos os levantamentos foram estimulados, ou seja, com apresentação de nomes de possíveis candidatos a prefeito (a).
Guarujá
Em Guarujá, Farid Madi (Podemos) lidera com 42,3% das intenções de voto. Na sequência aparecem Raphael Vitiello (PSD) com 17,5%; Marcelo Pepe (PSB), com 9%; Thaís Margarido (União Brasil), com 3,4%; Toninho Salgado (Solidariedade), com 3,3%; Claudio Fernando (Novo), com 3,1%; Naldo Perequê (Avante), 2,7%; Edilson Dias (PT), 2,3%; Marcelo Mariano (Rede), 2,3%, Coronel Rogério (PRTB), 2%; Nicolaci Fincatti (PL), 2%; e Adilson de Jesus (PSDB), 1,6%. Brancos e nulos são 2,8% e os que ainda não sabem em quem votar somam 5,8%.
Na pesquisa que mede a rejeição aos pré-candidatos, Farid Madi aparece com 16,6%, seguido por Coronel Rogério, com 7,5%; Adilson de Jesus, 4,8%; Claudio Fernando, 4,7%; Edilson Dias, 4,6%; Raphael Vitiello, 3,8%; Toninho Salgado, 3,5%; Nicolaci, 3,5%; Naldo Perequê, 3,2%; Marcelo Mariano, 2,9%; Marcelo Pepe, 2,8%; e Thaís Margarido, 1,6%.
Em caso de segundo turno, Farid Madi, com 50,9%, venceria Raphael Vitiello, com 31,5%, se a eleição fosse hoje. Os que não votariam em nenhum, anulariam ou votariam em branco somam 9,1% e os indecisos ou que não sabem responder 8,5%.
Praia Grande
A nova pesquisa de intenção de voto do Instituto Badra para a Prefeitura de Praia Grande foi realizada já desconsiderando o nome da atual prefeita, Raquel Chini (Republicanos), que confirmou que não disputará a reeleição após o anúncio da pré-candidatura do deputado federal e ex-prefeito Alberto Mourão (MDB), de seu mesmo grupo político.
No levantamento, Mourão lidera com 66,3%. Atrás, aparecem Danilo Morgado (União Brasil), com 16,5%; Lissandro Florêncio (PL), com 6,1%; e Danilo Sugoi (Mobiliza), com 1,4%. Brancos e nulos somam 4,6% e 5,8% não sabem dizer em quem votariam. Pelos números, Mourão venceria no primeiro turno.
Na pesquisa de rejeição, Morgado aparece com 23,4%, Lissandro com 19,4%, Mourão com 9,4% e Sugoi com 8%. Num possível segundo turno entre Mourão e Morgado, o ex-prefeito venceria por 71,2% a 16,3%. Os que não votariam em nenhum deles, anulariam ou votariam em branco são 5,9%, enquanto os que ainda não sabem em quem votar são 6,6%.
Santos
Já na maior cidade da Baixada Santista, e a que promete a disputa mais acirrada, foram pesquisados dois cenários, tanto de primeiro quanto de segundo turno. No primeiro deles o deputado federal e ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) lidera com 45%. Em segundo aparece a deputada federal bolsonarista Rosana Valle (PL), com 32,2%, seguida por Telma de Souza (PT), 12,4%, e Débora Camilo (PSOL), 2%. Ninguém, nulo ou branco, 4,4%; Não sabe dizer, 5,8%.
Caso um segundo turno fosse disputado entre Paulo Alexandre Barbosa e Rosana Valle, ele venceria se a eleição fosse hoje, por 51,7% a 35%. Não votaria em nenhum, anularia ou votaria em branco, 6,2%; não sabe dizer, 7,1%.
Em outro cenário da pesquisa de intenção de voto, Rosana Valle aparece com 34,9%, seguida pelo atual prefeito, Rogério Santos (Republicanos), com 32,4% – os dois tecnicamente empatados pela margem de erro. Telma de Souza tem 14% e Débora Camilo 2,1%.
No cenário de segundo turno entre Rosana e Rogério, a deputada federal aparece liderando com 41,9%, enquanto o atual chefe do Executivo marca 38,3%. Neste caso, os que anulariam o voto, votariam em branco ou não votariam somam 7,8%; os que ainda não sabem 12%.
Quando é avaliada a rejeição aos nomes até então colocados em disputa pela Prefeitura de Santos, Telma de Souza registra 25,6%, Rosana Valle vem na sequência com 14,5%, seguida por Débora Camilo com 11,8%, Paulo Alexandre Barbosa, 10,9%, e Rogério Santos, 10,5%.
São Vicente
Assim como em Praia Grande, com a entrada de Alberto Mourão na corrida eleitoral, São Vicente é outra cidade da Baixada Santista que pode ter o pleito decidido em primeiro turno, de acordo com o levantamento do Instituto Badra. O atual prefeito, Kayo Amado (Podemos), lidera a pesquisa estimulada de intenção de voto com 81,3%.
Em seguida estão Rosana Caruso – novo nome do PT em substituição ao do ex-prefeito Pedro Gouvêa – com 4,5%; Coronel Magno Julião (PL), com 1,5%; Marcelo Rocha (Novo), 1,5%; Rui Elizeu (PSOL), 0,2%; e Ricardo Fargnoli (PRD) também com 0,2%. Ninguém/nulo/branco, 5,4%; não sabe dizer, 5,4%.
Com 84,2%, Kayo Amado lidera a pesquisa de segundo turno, caso aconteça em São Vicente. Rosana tem 6,7% neste cenário. Ninguém/nulo/branco, 5,3%; não sabe dizer, 3,8%.
Coronel Magno Julião aparece à frente na pesquisa de rejeição, com 16,4%. Rosana Caruso vem em seguida com 8,3%; Ricardo Fargnoli, 7,1%; Marcelo Rocha e Rui Elizeu tem 7% cada e Kayo Amado 4,2%.
A Badra divulgou ainda as intenções de voto para vereador nas quatro cidades pesquisadas.
Leia também:
Celeste Arantes, mãe de Pelé, morre aos 101 anos