
Evento, em Ribeirão Pires, reunirá especialistas para discutir saúde, inovação e políticas públicas, neste sábado (28)
Pela primeira vez na região, a ExpoABC (Acesso, Bem-Estar e Cannabis) debaterá o uso medicinal da cannabis e seus impactos na saúde pública e no desenvolvimento regional. Promovido pela Associação Flor da Vida, o evento será realizado neste sábado (28), das 10h às 20h, no Parque Oriental, em Ribeirão Pires.
Entre os destaques das mesas temáticas de debate estão os deputados estaduais Eduardo Suplicy (PT) e Caio França (PSB), que participarão do painel sobre iniciativas de acesso à cannabis medicinal na região do Grande ABC. O evento receberá ainda pesquisadores, especialistas, profissionais da saúde e representantes de entidades que atuam diretamente no tema.
A programação será dividida em três eixos principais: Iniciativas de Sucesso no ABC; Saúde, Pesquisa e Inovação; além de Regulamentação e Políticas Públicas. Ao longo do dia, o público poderá acompanhar rodas de conversa, exposições científicas e atividades culturais.
Confira a programação completa das mesas:
13h – Abertura e apresentação dos avanços da primeira Clínica Pública de Cannabis do Brasil
Participantes:
* Guto Volpi (prefeito de Ribeirão Pires)
* Enor Machado (presidente da Associação Flor da Vida)
* Laerte Rodrigues Junior (médico)
* Clovis Volpi (ex-prefeito e ex-secretário de Saúde de Ribeirão Pires)
13h30 – Tema: Experiências Regionais e Ampliação do Acesso
Participantes:
* Eduardo Suplicy (deputado estadual)
* Caio França (deputado estadual)
* Aroaldo Silva (presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC)
* Rafael William Loyola (diretor do Sindicato dos Metalúrgcos de Santo André e Mauá)
14h30 – Tema: Avanços Científicos, Uso Terapêutico e Pesquisa
Participantes:
* Renato Filev (PBPD – Plataforma Brasileira de Política de Drogas)
* Eliana Rodrigues (Unifesp)
* André Gonzaga (Unesp)
* Mariana Prado (Instituto Master de Ensino)
15h30 – Tema: Legislação, Desafios e Construção de Políticas Públicas
Participantes:
* Ana Paula Porfírio (Mapa – Ministério da Agricultura e Pecuária)
* Antônio Pinto (Associação Flor da Vida)
* Daniela Matias de Carvalho Bittencourt (Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária)
* Ubiraci Fernandes Lima Filho (CRQ-IV/SP – Conselho Regional de Química – IV Região São Paulo)
A Associação Flor da Vida conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC na organização do evento. A ExpoABC é voltada a pacientes e familiares, profissionais da saúde, pesquisadores, gestores públicos, associações, empreendedores do setor e toda a sociedade civil interessada em aprofundar o conhecimento sobre o tema e contribuir para a construção de políticas públicas mais acessíveis e responsáveis.
A entrada é solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 kg de ração para pets. O Parque Oriental de Ribeirão Pires fica na Rua Major Cardim, 3100, na Estância Noblesse.
Canabidiol para fins medicinais
A cidade foi a primeira do País a implantar uma Clínica Pública de Cannabis Medicinal em parceria com a Associação Flor da Vida. Em um ano de funcionamento, o local já realizou a entrega de mais de 1.800 frascos de óleos à base de canabidiol para moradores com prescrição médica e em vulnerabilidade social, beneficiando cerca de 240 famílias.
O tratamento atende pacientes com diferentes condições, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Alzheimer, Parkinson, epilepsia e fibromialgia. Em 2022, Ribeirão Pires já havia se tornado o segundo município do Brasil e o primeiro do estado de São Paulo a regulamentar o uso de canabidiol para fins medicinais (Lei Municipal nº 6.737/22).
(Foto: Leandro Teixeira)
Leia também:
Prefeitura de São Caetano intensifica plantio de árvores adultas nos parques municipais









