Deputada quer que São Vicente seja capital simbólica do Brasil

Renata Abreu (Podemos) apresenta projeto de lei para homenagear a cidade em todo 22 de janeiro, seu aniversário de fundação
Primeira cidade do Brasil, São Vicente está muito perto de ser considerada capital simbólica do País todo dia 22 de janeiro, quando é comemorado seu aniversário de fundação. É o que propõe o PL 3052/2023 da deputada federal Renata Abreu (Podemos), aprovado pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, e que será agora colocado em votação no plenário da Casa.
A proposta do projeto de lei é transferir, de maneira simbólica, a capital brasileira para São Vicente, todos os anos, no dia 22 de janeiro, data de aniversário da cidade – que marca também a fundação da Vila de São Vicente, a primeira do Brasil. Foi em São Vicente que ocorreu a primeira eleição das Américas, em 1532. Na época, o pleito decidiu quem ocuparia os cargos de “oficiais da Câmara”, o equivalente aos vereadores da atualidade.
“São Vicente é o marco inicial da nossa história. Foi onde tudo começou. É mais do que justo reconhecer essa importância simbólica e histórica. Esse projeto é uma homenagem ao povo vicentino e a todo o Brasil. Não podemos deixar que a história se perca. Quando o povo conhece suas raízes, ele ganha força e identidade”, justifica a deputada federal.

Prefeito Kayo Amado e deputada Renata Abreu, ambos do Podemos: articulação pela aprovação do projeto de lei pela Câmara Federal
Com papel importante na articulação do Projeto de Lei, o prefeito Kayo Amado, também do Podemos, atrela o reconhecimento ao muncípio aos importantes avanços em setores como turismo, desenvolvimento social, educação e saúde nos últimos anos, aliado à valorização do passado e do povo vicentino. Para o chefe do Executivo, o progresso segue de mãos dadas com a história.
“Essa conquista será um orgulho para nós. São Vicente merece esse reconhecimento. É o lugar onde nasceu a democracia nas Américas. É uma cidade que avança com o esforço de todo o seu povo. Ver o local onde nasci e sempre vivi explorando seus mais diversos potenciais, e estar à frente da cidade neste momento, é uma imensa felicidade”, pontua.
Leia também:
Santos bate recordes e consolida retomada do turismo na temporada 2024/2025