Coluna do Baena

Deputada do ABC entra com representação contra Derrite no MP

edianeXderrite

Além de repudiar ataques recentes da Polícia Militar paulista, a deputada estadual Ediane Maria (PSOL) protocolou no Ministério Público de São Paulo uma representação contra o secretário de Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, por improbidade administrativa. Entre os casos mais recentes de violência policial que ganharam repercussão estão o de um agente da PM flagrado jogando um homem, de 25 anos, de uma ponte dentro de um córrego, na zona sul da Capital, e o de um jovem negro, de 26 anos, morto pelas costas com 11 tiros após furtar embalagens de sabão em um supermercado.

“A máquina pública tem sido usada de forma personalista nessa gestão e sem uma estratégia clara e eficiente. Isso a gente consegue perceber pelo uso frequente de operações policiais sem resultados efetivos para o aumento da segurança da população, trocas de comando aparentemente orientadas por afinidades políticas e a criação de uma ouvidoria paralela”, enfatiza a deputada, com base em Santo André, no Grande ABC. Ediane Maria cobra do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) um posicionamento frente ao que define como “atrocidades cometidas contra a população”.

Fiscalização da SSP

Integrante da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a deputada Ediane Maria vem acompanhando de perto o que classifica como desmandos da Secretaria de Segurança Pública. Nas duas últimas semanas, o governo do Estado foi notificado duas vezes. “Enviei requerimento de convocação ao Derrite, com a finalidade que ele viesse até a Alesp para prestar esclarecimento sobre denúncia de corrupção na PM. Também mandei ofício ao gabinete do governador pedindo uma reunião e esclarecimentos, mas todos os pedidos foram ignorados.”

Falência

“A Segurança Pública do Estado de São Paulo está falida. Uma instituição que tem por dever proteger os cidadãos está, com aval do secretário da pasta e do governador do Estado, executando a população preta e pobre de São Paulo. Essa é a política de morte e insegurança paga com dinheiro do nosso bolso. Guilherme Derrite não tem condição alguma de ocupar o cargo de Secretário de Segurança Pública. Chega de violência policial. A sociedade exige respostas”, completa a parlamentar do PSOL.

Outro lado

Mesmo após a divulgação de novos casos de violência policial em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas saiu em defesa de Guilherme Derrite, ao dizer que as estatísticas mostram que seu secretário de Segurança Pública está fazendo um bom trabalho. Dados do Ministério Público, divulgados pela CNN Brasil, revelam que as mortes cometidas por PMs passaram de 355, em 2022, para 702, em 2024 – um salto de 98%. A gestão Tarcísio/Derrite contesta os números.

Novos nomes

MARCELO_LIMA_SECRETARIOS_2

Marcelo Lima anuncia novos secretários e procurador-geral para São Bernardo

Mais oito integrantes que farão parte da gestão de Marcelo Lima (Podemos) na Prefeitura de São Bernardo do Campo foram anunciados nesta quinta-feira (05) em um hotel da cidade. Os nomes divulgados para o secretariado foram os de Ivan Silva (Governo), Frida Waidergorn (Habitação), Márcio Madureira (Comunicação) e Tatiana Rebucci (Finanças). Além dos secretários, o prefeito eleito apresentou os adjuntos Lucas Pereira (Comunicacação) e Rogéria Leite Soares Gomes (Finanças). O procurador-geral do município será Douglas Eduardo Prado e Frederico Sossai Pereira o subprocurador municipal.

Dose tripla

patriani_campestre_jardim_assuncao

Construtora Patriani tem três lançamentos simultâneos em Santo André

Executivos da Patriani apresentaram nesta quinta-feira (05) à imprensa três lançamentos da construtora na cidade de Santo André: Vista Campestre, com apartamentos de 134 m² e três suítes, na rua Abernésia; Magno Assunção, com plantas de 72 m² e duas suítes, na rua Belém; e Magno Jardim, com praticamente a mesma configuração, sendo 76 m² e duas suítes por unidade, na rua David Campista. Participaram da coletiva o CEO Bruno Patriani; o diretor de Marketing e Vendas, Henrique Sotere; a gerente de Comunicação Corporativa, Kelly Zucatelli; e a superintedente de Inovação, Stephanie Ciarlariello.

Raridade

No caso do Vista Campestre, em terreno de 9.200 metros negociado com a Vivo – onde funcionava o clube dos funcionários da extinta CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) -, 40% do empreendimento já está vendido. “Esse terreno foi um achado, pois é uma das últimas grandes áreas disponíveis no ABC para um condomínio completo”, comemora Henrique Sotere, de Marketing e Vendas. Entre as exclusividades do lançamento, de quatro torres com dois apartamentos por andar cada, estão studio de pilates e beaty care nas áreas comuns. Os preços partem de R$ 8,9 mil o metro quadrado e podem chegar a R$ 2 milhões por unidade. Um dos atrativos é a proximidade com São Caetano.

Tecnologia e inovação

Além dos empreendimentos, foi anunciada pela Patriani uma parceria inédita com a Vivo no ramo imobiliário. Todos os apartamentos do Vista Campestre, por exemplo, já terão os serviços de wi-fi da operadora instalados, o que possibilitará o conceito de lares inteligentes, com conectividade total, economia, sustentabilidade e praticidade aos futuros moradores. Tudo em sintonia com as últimas tendências de inteligência artificial e automação residencial.

Rápidas

– Em sessão solene, a Câmara de Santo André celebrou, na quarta-feira (04), os 55 anos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), completados em 13 de novembro.

– Em São Caetano do Sul, o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) inaugurou nova Central de Triagem de Coleta Seletiva, no bairro Prosperidade, triplicando a quantidade de material recebido e triado na cidade.

– Durante assembleia no Casa Grande Hotel Resort & Spa, o Visite Guarujá Convention Bureau deu posse à sua nova diretoria para o biênio 2025-2026, sob a presidência de João Carlos Pollak, do Hotel Jequitimar.

– A Prefeitura de São Caetano recebeu, no Palácio dos Bandeirantes, o Certificado de Resiliência do Governo do Estado de São Paulo, por adotar políticas públicas focadas na gestão de riscos e na redução de desastres.

– Ainda em São Caetano, o vereador e líder do governo, Gilberto Costa (PP), propõe a criação de uma coordenadoria dedicada à promoção de políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIA+.

– Pelo 9º mês consecutivo, São Vicente registrou em outubro aumento de empregos gerados. O setor com maior projeção é o da construção civil, com aumento de 60% nas contratações.

– A Ouvidoria de Santo André se tornou a primeira do Brasil a adquirir um veículo 100% elétrico. O automóvel, um Dolphin da marca BYD, será utilizado para vistorias e para intensificar o programa Ouvidoria Itinerante.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: