Baixada SantistaPolítica

Cristina Wiazowski vence eleição suplementar em Mongaguá

cristina

Canditada pelo PP teve 66,33% dos votos válidos e derrotou Rodrigo Casa Branca (União Brasil), que ficou com 33,67%

Com 17.948 votos, Cristina Wiazowski (PP) foi eleita neste domingo (08) prefeita da cidade de Mongaguá, na Baixada Santista. Ela derrotou Rodrigo Casa Branca (União Brasil), que teve 9.109 votos (33,67%).

O novo pleito em Mongaguá foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Paulinho Wiazowski (PP), marido de Cristina, o mais votado na eleição de outubro de 2024. Os 14.459 votos foram anulados porque Paulinho teve suas contas referentes ao ano de 2012, quando foi prefeito, reprovadas pela Câmara Municipal, configurando improbidade adminstrativa. Ele tentou, sem sucesso, reverter a cassação do registro.

Cristina será a primeira mulher a assumir o comando do Executivo municipal. A chapa, formada com Julio da Imobiliária (PDT), defendia compromissos com a renovação política, a responsabilidade na gestão pública e o desenvolvimento sustentável de Mongaguá, cidade com 61.951 habitantes.

Durante a comemoração pela vitória, Critina prometeu fazer uma auditoria na administração da cidade – que até 2024 estava sob o comando de Márcio Cabeça (Republicanos) e vem sendo governada interinamente pelo presidente da Câmara, o vereador Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União Brasil). A prefeita eleita disse que saúde e zeladoria serão suas prioridades.

cristina mongagua 2

Cristina durante a campanha com o marido, Paulo Wiazowski Filho, e o vice Julio Cézar de Carvalho Santos, o Julio da Imobiliária

Nascida em São Paulo, Teresa Cristina Aguiar Tofanello Wiazowski é bacharel em Direito e empresária do ramo da construção civil. Ela foi primeira-dama e diretora municipal de Assistência social entre os anos de 2009 e 2012, quando o marido era prefeito. A posse ocorrerá em 11 de julho, no Centro Cultural Raul Cortez, para mandato até dezembro de 2028.

Leia também:

Deputada quer que São Vicente seja capital simbólica do Brasil

 

 

COMPARTILHAR: