ABCSociedade

Centro Hospitalar Municipal de Santo André recebe prêmio ‘Amigo do Transplante’

chmsa amigo do transplante 2024

Homenagem do Instituto Dante Pazzanese enaltece trabalho do CHMSA em prol da doação de órgãos

Nesta sexta-feira (27), é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data criada para promover o debate e aumentar a conscientização sobre a importância desse tema que, literalmente, salva vidas. E para celebrar a data, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) ganhou iluminação especial na fachada (leia abaixo) e recebeu, na quarta-feira (25), uma homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado na área.

O prêmio ‘Amigo do Transplante’, oferecido pela Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Instituto Dante Pazzanese, foi dado a Santo André em razão de o Centro Hospitalar Municipal, somente entre janeiro e agosto de 2024, ter realizado 11 captações bem sucedidas de órgãos, os quais garantiram que 24 pacientes ganhassem uma nova oportunidade de vida. O troféu foi recebido pelo médico Willian Faria, diretor técnico do hospital, durante palestra promovida pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), no auditório do CHMSA.

Setembro Verde

chmsa setembro verde 2024

Fachada do CHMSA especialmente iluminada em referência ao Setembro Verde

Para marcar o mês de incentivo à doação de órgãos, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André está iluminado na cor verde e lançou uma campanha de conscientização para esclarecer dúvidas e  desmistificar o assunto, promovendo o diálogo entre as famílias a respeito desse ato de solidariedade e amor ao próximo, que traz esperança a quem está em uma fila aguardando pelo transplante.

Para quem deseja se tornar um doador de órgãos, o primeiro passo é avisar a família sobre essa vontade. Isso porque, no momento da morte, a equipe médica do hospital só poderá realizar a doação se os familiares diretos autorizarem o procedimento. Portanto, ter essa conversa e deixar claro o desejo pessoal em vida é fundamental.

A partir de então, médicos realizam exames para avaliar a viabilidade dos órgãos, condição clínica do doador, compatibilidade dos órgãos e quais podem ser transplantados, entre coração, fígado, pulmões, rins, pâncreas e córneas. O passo seguinte é procurar os receptores compatíveis, busca realizada por meio de Central Nacional de Transplantes, para depois serem feitas a cirurgia de retirada, o transporte e o transplante.

Referência

Em 2023, o CHMSA foi o vencedor na categoria Taxa de Notificações por cada mil habitantes, dentre os hospitais da OPO (Organização de Procura de Órgãos) do Instituto Dante Pazzanese, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.

(Fotos: Alex Cavanha e Helber Aggio/PSA)

Leia também:

Gilvan reúne mais de mil aliados em grande ato na reta final da campanha

COMPARTILHAR: