Coluna do Baena

Celso Furtado retorna à Coop, agora como CEO

CELSO_editada

O bom filho a casa torna, já diz o ditado. Celso Furtado, executivo que desempenhou um brilhante trabalho à frente das gerências de Marketing e Negócios da Coop, entre 2006 e 2017, está de volta à cooperativa de consumo que é uma das principais redes varejistas do País.

A partir de 1º de agosto, Furtado assume oficialmente, desta vez como CEO e diretor-geral da rede Coop. Ele sucede Pedro Mattos, que se aposenta após três anos à frente da organização e uma trajetória profissional de 52 anos.

O novo CEO, que iniciou carreira como estagiário na própria Coop e permaneceu na cooperativa por 21 anos, retorna com uma bagagem robusta no setor supermercadista. Ele ocupou posições de liderança em grandes redes varejistas, como Roldão Atacadista e Grupo Pereira (das redes Comper Supermercados e Fort Atacadista), e ainda atuou como vice-presidente de Vendas e Marketing da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

“Quero dedicar as primeiras semanas para ouvir nossa equipe, visitar operações e compreender ainda mais as necessidades dos cooperados. A estratégia da Coop é sólida. Meu papel será impulsionar a eficiência, fortalecer a experiência do cliente e manter o espírito inovador da organização”, destaca o executivo.

“Voltar é reencontrar minhas raízes. Aqui construí uma grande parte da minha jornada profissional. Agora, retorno com ainda mais maturidade, pronto para contribuir com um futuro colaborativo, sustentável e focado em pessoas”, completa.

Portos brasileiros 1

br do mar

Lula assina decreto que regulamenta BR do Mar e fortalece cabotagem no País (Foto: Vosmar Rosa/MPor)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na quarta-feira (16), decreto que regulamenta o programa BR do Mar. A iniciativa amplia o uso da cabotagem, transporte de cargas marítimas entre portos brasileiros, como os de Suape (PE) e Santos (SP), que representa 11% da carga total transportada por navios. O objetivo é aumentar a oferta de embarcações, criar novas rotas, reduzir custos logísticos, gerar empregos, estimular o desenvolvimento e inovação da indústria naval.

Portos brasileiros 2

A regulamentação, elaborada pela Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação, do Ministério de Portos e Aeroportos, estabelece medidas para reduzir o custo do frete e os impactos ambientais do transporte de cargas no País. O BR do Mar também implementa quesitos de sustentabilidade para permitir o aluguel de embarcações estrangeiras. “O programa tem o papel de reduzir os custos logísticos de 20% a 60%, potencializando, ainda mais, o setor portuário brasileiro”, destacou o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, acompanhado dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

Movimentação

Em 2024, a cabotagem movimentou 213 milhões de toneladas no Brasil – o petróleo respondeu por cerca de 77% da carga transportada. A assinatura do BR do Mar, no Palácio do Planalto, reuniu representantes de diferentes setores, como o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Vander Francisco Costa, e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos, Carlos Augusto Muller.

A favor do desmonte 

Os paulistas Fernando Marangoni (União Brasil), com base em Santo André (ABC); Delegado da Cunha (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL), da Baixada Santista; Simone Marquetto (MDB) e Vitor Lippi (PSDB), das regiões de Sorocaba e Itapetininga, estão entre os deputados federais que aprovaram o projeto que implodiu o licenciamento ambiental no Brasil.

Rápidas

– A Goodman Brasil apresentou oficialmente nesta semana seu empreendimento em construção no terreno da antiga Rhodia, na Avenida dos Estados, em Santo André. O novo centro será dedicado ao setor de logística.

– No Sesc Santo André, o agora trio Fat Family, das irmãs Suzete, Kátia e Simone, vai celebrar 25 anos de história em show no dia 1º de agosto, às 20h. Ingressos de R$ 18 a R$ 60.

– A Kombi Cultural do projeto Estação Literária estará estacionada na Praça Central de Pilar do Sul, na Região Metropolitana de Sorocaba, nos dias 25 e 26 deste mês. Atividades gratuitas, como contação de histórias, literatura de cordel e banda infantil, ao longo da tarde.

– A Prefeitura de São Caetano do Sul entrega neste sábado (19), o novo Smart Sanca – Centro de Inteligência, Segurança e Emergências. O equipamento vai contar com 500 câmeras de monitoramento com tecnologia de reconhecimento facial e integração com bancos de dados do Estado e do País.

– O 24º Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) começa neste fim de semana com mais de 80 atividades musicais e gastronômicas e a participação de 400 artistas de Santo André e região. A programação segue nos dias 26 e 27.

– São Vicente está lançando a Campanha de Inverno Pet que visa arrecadar roupinhas, cobertores, caminhas, jornais e lençóis para as Unidades Básicas de Saúde Animal (Ubasas), OnGs e lares temporários. Neste sábado (19), tem Pit Stop do Agasalho, ação de arrecadação de peças na Praça Barão.

– Em disputa acirrada, a Paixão Caiçara conquistou o título de campeã do Festival de Quadrilhas de São Vicente 2025. A cidade é conhecida como “Capital das Quadrilhas Juninas do Estado de São Paulo”.

– O Guarujá Julino 2025 começa nesta sexta (18) e acontece durante três finais de semana, de sexta a domingo, das 18h às 23h, em cinco pontos da cidade: Praça 14 Bis, Praça do Povo, calçadão da Praia do Perequê, além de Parque da Montanha e Praça das Bandeiras (Pintangueiras).

– O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou escritório em Brasília para fortalecer a aticulação entre os poderes. Iniciativa semelhante já foi vista num passado recente, porém, a estrutura regional acabou fechando as portas na capital federal por gerar custos e não resultados.

– Ex-prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT) foi submetido, nesta quinta-feira (17), a uma cirurgia cardíaca para tratar Doença Arterial Coronariana e segue internado no Hospital Estadual Mário Covas.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

 

COMPARTILHAR: