Coluna do Baena

Anúncio de novo CT do Santos em PG abre polêmica sobre desmatamento de área verde

CT_SANTOS_PG

Anunciada com pompa e circustância nesta semana, a construção de um novo CT do Santos FC, numa área de 90 mil m² na entrada da cidade de Praia Grande, abriu a polêmica em torno do desmatamento de espécies remanescentes da Mata Atlântica, e explodiram opiniões contrárias à proposta nas redes sociais. Até abaixo-assinado online já foi criado. Diante disso, a coluna questionou a Prefeitura do município na tentativa de esclarecer, ou ao menos tentar entender, alguns pontos já que trata-se de área particular, pertencente ao Grupo Peralta, parceiro no projeto da NR Sports, empresa de Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr.

Esclarecimentos 1

Embora o prefeito Alberto Mourão (MDB) tenha participado do anúncio e da apresentação do projeto do novo CT Vila Praia Grande, em terreno vizinho ao do Litoral Plaza Shopping, um dos empreendimentos do Grupo Peralta, ao lado do pai de Neymar, do presidente do clube, Marcelo Texeira, e do empresário Júlio Peralta, a Secretaria de Meio Ambiente do município informa que ainda não recebeu informações oficiais exatas sobre o local do empreendimento ou a supressão de vegetação que será necessária.

Esclarecimentos 2

Segundo explicação do Executivo, uma intervenção do poder público, em caso de supressão expressiva de espécies nativas, ainda que em propriedade privada, dependerá do processo de licenciamento junto à Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), a partir da definição da área para avaliação ambiental, considerando áreas de preservação e compensação. Cabe à Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande acompanhar o atendimento legal do empreendimento e as devidas licenças que deverão ser requeridas junto ao órgão pertinente.

Esclarecimentos 3

A definição de local e prazo para compensação ambiental, se necessária, será informada pelo empreendedor, de acordo com a Prefeitura, e avaliada e aprovada pelo órgão licenciador, no caso a Cetesb, com os devidos registros em matrícula.

NOVOCTSANTOSPG

Possível ameaça à área remanescente de Mata Atlântica, e seu ecossistema, gera debates em torno do projeto

Novo CT e arena

O anúncio oficial do novo Centro de Treinamento profissional do Santos Futebol Clube em Praia Grande ocorreu na última segunda-feira (09), durante a solenidade de reinauguração do CT da base e do futebol feminino do SFC, dentro do CT Rei Pelé. O empreendimento, integralmente custeado pela iniciativa privada, sediará os treinamentos do time profissional do Peixe. A inauguração está prevista para 2026. Junto a este projeto, o Grupo Peralta e a NR Sports anunciaram a construção do estádio Arena PG, também em Praia Grande, com capacidade para 25 mil pessoas, que poderá receber grandes jogos e shows.

Alegria e parceria

O prefeito Mourão destacou que a Prefeitura recebe a notícia do novo Centro de Treinamento do Santos com alegria e que está disposta a colaborar com o empreendimento. “ A construção já é realidade e  não há dúvidas de que o SFC e esse grupo de empresários são parceiros da cidade, já que Praia Grande, e toda a região, só tem a ganhar com isso. A cidade será palco de um complexo esportivo e turístico maravilhoso, de nível internacional, com capacidade de recepcionar atletas do País e do exterior, inclusive com área de hospedagem. Não há dúvidas de que estamos caminhando para alavancar a economia da cidade.”

Responsabilidade

Apesar da expectativa de desenvolvimento econômico e turístico, a polêmica promete desdobramentos. Durante discurso em sessão na Câmara Municipal de Praia Grande, o vereador Dr. Marcello Cruz (PP), militante da causa animal, disse que o projeto do novo CT do Santos FC representa um avanço para o esporte e para a cidade, mas não pode faltar responsabilidade dos órgãos fiscalizadores e preocupação com um futuro sustentável. “É importante ficarmos atentos à legislação, saber o que vai ser feito ali e, em caso de retirada daquela área de manguezal, temos que fiscalizar e cobrar o cumprimento de todas as exigências de compensação ambiental, como a preservação de áreas verdes, o reflorestamento e a proteção de ecossistemas afetados. Todo o processo precisa vir acompanhado de compromisso com o meio ambiente e transparência nos processos.”

Rápidas

– Em São Caetano, o prefeito Tite Campanella (PL) assinou, nesta quinta-feira (12), ordem de serviço para a revitalização do módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro. Investimento de R$ 25,5 milhões oriundo de financiamento junto à CAF (Corporação Andina de Fomento).

– O Paço de Santo André recebe, desta sexta (13) até domingo (15), mais uma edição do Arraial Solidário. Shows de Thaeme & Thiago, Falamansa e Bruninho & Davi, a partir das 20h30. Entrada solidária: 2 kg de alimentos ou um agasalho.

– O Fundo Social de Solidariedade de Diadema deu início à Campanha do Agasalho, com o tema “Onde o Amor Mora, o Frio Vai Embora”. Doações de roupas, agasalhos, cobertores e calçados em boas condições poderão ser entregues na sede da entidade ou em uma das 20 UBSs da cidade, das 8h às 17h.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: