Setor supermercadista do Grande ABC cresce acima da média estadual e impulsiona economia da região

Com mais de 37 mil empregos diretos gerados, segmento será destaque em evento da APAS em São Caetano
O setor supermercadista do Grande ABC vem apresentando desempenho acima da média estadual e ganhando cada vez mais protagonismo na economia local, de acordo com a Regional ABC da Associação Paulista de Supermercados (APAS). Com 1.338 estabelecimentos ativos nos setes municípios e um crescimento de 13% em 2024 – acima da média estadual de 3% –, a região consolida-se como um importante polo do varejo alimentar paulista.
O avanço no número de unidades foi acompanhado pela geração de empregos: somente no ano passado, foram criados 595 novos postos de trabalho, totalizando aproximadamente 37,5 mil empregos diretos gerados pelos associados da APAS na região. Esses números reforçam o papel estratégico do setor supermercadista na movimentação da economia regional, que representa cerca de 5,5% do PIB do estado de São Paulo.
Com esse pano de fundo, a cidade de São Caetano do Sul será palco de mais uma edição da APAS Experience, evento itinerante que promove a integração entre supermercadistas e fornecedores, com foco em negócios sustentáveis, inovação e desenvolvimento regional. A edição local será realizada no dia 06 de agosto, das 14h às 22h, no Samyr Buffet (Rua Oriente, 173, Bairro Barcelona).
O diretor da Regional ABC da APAS, Manoel Vitor Esplugues, reforça a importância do evento para as empresas da região. “A APAS Experience é um ponto de encontro entre quem produz e quem abastece. Distribuidores, pequenos produtores e indústrias locais têm a chance de mostrar seu trabalho aos supermercadistas da região, fortalecendo relações e impulsionando negócios. Juntos, ajudamos a movimentar a economia regional, que conta com mais de 37 mil empregos diretos gerados pelos associados da APAS”, detalha.
A APAS Experience 2025 integra o calendário oficial da associação e passará por todas as 16 distritais e regionais do Estado neste segundo semestre. Em 2024, a edição do ABC do evento reuniu cerca de 400 participantes. Ao final, 240 quilos de alimentos e produtos excedentes foram doados para ONGs da região, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
Leia também:
32ª Festa Italiana de São Caetano começa neste fim de semana










