InteriorSociedade

Pilar do Sul lança Festival Gastronômico de Inverno

festival gastronomico pilar do sul

Com objetivo de valorizar estabelecimentos, pratos típicos e produtos da cidade, 1ª edição será embalada pelo rock and roll

De 25 a 27 de julho, Pilar do Sul realizará a primeira edição de seu Festival Gastronômico de Inverno, na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. A novidade visa a divulgação de bares e restaurantes, além da valorização de pratos típicos e produtos locais como forma de incrementar o turismo e as opções culturais no município.

Com o rock and roll como tema, a edição de estreia terá shows de Camacho Trio (sexta, 25, às 21h), Midnight Rockers (sábado, 26, às 21h) e Live by Night (domingo, 27, às 16h30). Embora o Dia Mundial do Rock seja comemorado em julho, no dia 13, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Guto Carvalho, explica que a opção pelo gênero não levou isso conta e que outros ritmos poderão embalar futuras edições.

“Não necessariamente será um evento de rock and roll, poderemos alternar jazz, blues, chorinho, samba, pagode, música raiz, entre outras temáticas. Por ser a primeira edição, a gente vai sentir a aceitação do público para desenvolver as próximas. Mas a ideia é incluir o Festival Gastronômico de Inverno no calendário fixo de eventos de Pilar do Sul, entre os meses de julho e agosto, e que todo ano ele tenha um concurso de pratos típicos para que a gastronomia local possa se reinventar”, afirma.

O concurso gastronômico

O Festival Gastronômico de Inverno surgiu, segundo o secretário de Cultura e Turismo, do desejo de turistas e visitantes conhecerem comidas típicas, diferentes do habitual e que sejam “a cara de Pilar”. Por isso, além das atrações, o evento contempla um concurso que envolve estabelecimentos comerciais na preparação de pratos com produtos e marcas da cidade.

Entre as iguarias pilarenses, destaca-se o queijo porongo (também conhecido como porungo ou purungo), que leva esse nome devido ao seu formato de cabaça. Feito com leite cru e coalho, passando por um processo de filagem da massa, é produzido em outras cidades do sudoeste paulista, mas tem grande importância em Pilar do Sul, onde é considerado produto artesanal, tradicional e orgânico.

A produção do porongo é uma tradição familiar que passa de geração em geração. O queijo, conhecido em algumas regiões como “cabacinha”, “poronguinho” ou “porunguinho”, tem recebido reconhecimento e prêmios em concursos artesanais, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Outras receitas típicas são o bolinho de frango e a paçoca de carne no pilão.

queijo porongo pilar do sul

Produção de queijo porongo em Pilar do Sul (Foto: Reprodução TV Tem)

Pilar do Sul é destaque ainda na produção de frutas como caqui, atemoia, ameixa, lichia, nêspera, mexerica ponkan, tangor kinsei, além de uvas finais e especiais como rubi, benitaka e a exclusiva Pilarmoscato, a primeira uva gourmet do Brasil. Rebanhos de bovinos e bubalinos também vêm ganhando espaço na cidade.

“Temos muitas riquezas e potencialidades gastronômicas, muitos produtores e bons restaurantes, mas não tínhamos uma vitrine para as coisas daqui. Então, o Festival Gatronômico de Inverno surge para dar luz ao que já temos de bom no ramo, aos produtos da terra e às marcas comercializadas na região”, destaca o prefeito Clayton Machado (Republicanos).

Para esta edição de lançamento, 11 pratos foram inscritos. O critério para concorrer no festival é a preparação de pratos que seguem alguma tradição local (os típicos, como a paçoca de carne) ou de receitas com ingredientes produzidos em Pilar do Sul, como os queijos artesanais, as uvas e o mel. “Alguns levam o nome da cidade até para o Exterior, como os queijos de búfala e os porunguinhos premiados”, completa Guto Carvalho.

festival gastronomico 1

Parmegiana de tilápia

Confira os estabelecimentos participantes:

  • Café Raiz Pilarense, com o prato Urso da Montanha (pão caseiro com mussarela de búfala, bacon e mel);
  • Pesqueiro Yasuda, com a Tilápia Pilarense (filé de tilápia com legumes e paçoca de pirarucu);
  • Pizzaria do Erick, com a Pizza Pilarense (pizza com molho, paçoca de carne e banana fatiada);
  • Pastelaria Shalom, com o Pastel de Paçoca (com paçoca de carne, queijo e banana);
  • Casa 39, com o Hambúrguer Pilar (hambúrguer, mussarela de búfala e mel);
  • Pesqueiro Toca da Raposa, com o Parmegiana de Tilápia (tilápia, queijo de búfala e molho especial);
  • Pizzaria da Roça, com a Pizza do Interior (com recheio de cafta, queijo de búfala, mel, molho e tempero de hortaliças);
  • Bia Massas, com o Nhoque de Búfala (nhoque caseiro recheado com mussarela de búfala);
  • O Padeiro Acidental, com o Pão de Burrata (massa caseira, burrata de búfala, pesto e tomate gourmet);
  • Marmitaria Dom Sabor, com o Parmegiana Suprema (filé mignon, queijo de búfala, molho e tempero da casa);
  • Casa 39 Bistrô, com a Almôndega da Elenilda (almôndega gourmet com recheio de carne fresca).

Entre as marcas estão Café Pilar, Vinícola Família Marques, Búfalas São José, Laticínio Família Rossato, Apiário Terao e Vinhedos Divina Essência.

festival gastronomico 2

Pastel de paçoca de carne com queijo e banana

Vídeos com informações sobre os pratos do concurso já estão sendo publicados nas redes sociais da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo de Pilar do Sul). Durante o festival, as receitas estarão disponíveis nos estabelecimentos participantes e poderão até ser fixadas  no cardápio dos restaurantes.

Os três primeiros colocados, escolhidos por um júri independente, serão premiados com um título e terão a oportunidade de comercializar os pratos na Praça Central durante os três dias do festival. O campeão ainda ganhará um show cultural em seu estabelecimento.

O Festival Gastronômico de Inverno é uma realização da Prefeitura de Pilar do Sul, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo.

SERVIÇO

Festival Gastronômico de Inverno – Edição Rock and Roll

Local: Praça Coronel Fernando Prestes (Praça Central) – Pilar do Sul/SP

Dia 25 (sexta):

19h – Abertura Oficial / Barracas com Entidades Pilarenses e Feira de Artesanato

19h30 – Premiação do Concurso Gastronômico

21h – Show com Camacho Trio

camacho trio

Camacho Trio (Foto: Divulgação)

Dia 26 (sábado):

14h – Exposição de Carros Antigos / Feira de Artesanato

18h – Abertura das Barracas

21h – Show com Midnight Rockers

midnight rockers

Midnight Rockers (Foto: Divulgação)

Dia 27 (domingo):

14h – Abertura das Barracas / Feira de Artesanato / Encontro de Motoqueiros

16h30 – Show com Live by Night

live by night

Live by Night (Foto: Divulgação)

Leia também:

“Novo Centro” impulsiona comércio de Pilar do Sul

 

 

 

COMPARTILHAR: