Operação para resgatar imagem de Guarujá já está em vigor

Quem viu o prefeito de Guarujá, Farid Madi (Podemos), bebendo água do mar num vídeo gravado em 12 de janeiro deste ano para provar que as águas da cidade estavam limpas em meio a um surto de virose talvez não tenha se dado conta de que começava ali uma campanha para limpar, literalmente, a imagem daquela que já foi intitulada internacionalmente como a “Pérola do Atlântico”.
Com medo da pérola virar bijuteria, a nova gestão tem se empenhado em vender a versão Sol, mar, praias e céu azul de um município que pretende voltar a ser referência no turismo e não destaque no noticiário policial. Nos últimos anos, Guarujá viu crescer a criminalidade, o domínio do tráfico de drogas e o abandono da cidade. O medo de assaltos e arrastões afugentou turistas e frequentadores do local.
Até um dos programas do atual governo municipal, voltado às operações de zeladoria urbana, foi batizado “Resgata Guarujá”. O tom já foi dado: o foco é “vender” um município rico em belezas naturais, cenários paradisíacos, águas cristalinas (e de qualidade), com ampla infraestrutura hoteleira, de bares e restaurantes.
A saber: segundo último boletim de qualidade das praias divulgado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), das 12 praias monitoradas em Guarujá, três estão classificadas como impróprias para banho no momento: Enseada (Rua Chile), Enseada (Avenida Santa Maria) e Perequê.
Segura?
Com relação à segurança, além de departamentos da Prefeitura, o próprio prefeito tem feito questão de reafirmar que a cidade de Guarujá está bem estruturada no que se refere ao efetivo policial e ao monitoramento por câmeras, “com todas funcionando”.
Renascimento
Empresas do segmento imobiliário estão, inclusive, apostando na ascenção do mercado de luxo em Guarujá. Projetos como o Aeroporto Civil Metropolitano e o túnel Santos-Guarujá, tem animado investidores e impulsionado a demanda por lançamentos exclusivos. Segundo Thiago Godoy, da Legacy, o mercado vem se beneficiando dos investimentos em infraestrutura. A proximidade com São Paulo ainda faz da cidade um destino estratégico, “com oportunidades únicas para quem busca rentabilidade e qualidade de vida no litoral”, defende o especialista.
Futuro promissor
Com a expertise de quem já passou por empresas como Cyrela, Brazil Realty e Even Construtora, Thiago Godoy acredita que Guarujá não apenas atrai investimentos, mas redefine os padrões do mercado litorâneo, com o desenvolvimento de novos corredores de alto padrão e oportunidades exclusivas para um público sofisticado. “Há uma demanda crescente por propriedades que ofereçam qualidade de vida, potencial de valorização e retorno financeiro. O mercado de luxo está amadurecendo, estamos vendo o renascimento de uma cidade que, por muitos anos, foi subaproveitada em seu potencial”, conclui o profissional.
Brasília 1
O prefeito de Guarujá, Farid Madi, foi recebido em audiência pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, na última quarta-feira (12), em Brasília. Farid esteve acompanhado do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), articulador do encontro, além dos secretários municipais do Desenvolvimento Econômico e Portuário, Thaís Margarido, e do Turismo, Aildo Rodrigues, entre outras autoridades da Baixada Santista – caso do chefe do Executivo de Cubatão, César Nascimento (PSD).
Brasília 2
Farid pleiteou a destinação de verbas federais para diversos projetos, como a construção de um estacionamento para caminhões. A reivindicação municipal vai de encontro ao projeto da terceira pista da Rodovia Imigrantes, anunciado pelo Governo de São Paulo no mês passado. Também foi discutido o projeto do Túnel Santos-Guarujá.
Diálogo federativo

De Pilar do Sul a Brasília: prefeito Clayton e vice Elaine participam de encontro de gestores municipais com autoridades do governo federal
Acompanhado da vice, Elaine Ramos (Podemos), e do secretário de Governo, Nino Máximo, o prefeito de Pilar do Sul, Clayton Machado (Republicanos), participou do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, realizado nesta semana em Brasília pela Presidência da República. Ele aproveitou a viagem para percorrer gabinetes da Câmara Federal, entre eles o do deputado Vitor Lippi (PSDB), que se comprometeu com recurso da ordem de R$ 1,5 milhão para a construção de um centro de especialidades médicas na cidade paulista.
Tik Tok

Prefeito de Pilar do Sul aproveita encontro com chefe do Executivo de Sorocaba e produz conteúdo direto de Brasília para suas redes sociais
O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas terminou nesta quinta-feira (13), mas o chefe do Executivo pilarense precisou retornar antes para casa (na quarta-feira, 12) e participar de reunião emergencial para debater ações de combate à dengue no município. Antes de embarcar de volta a São Paulo, porém, Clayton Machado interagiu com outros gestores municipais e aproveitou para gravar um vídeo com o amigo e prefeito tiktoker de Sorocaba, Rodrigo Manga, também do Republicanos – um dos mais assediados pelos políticos na capital federal para a produção de conteúdos. Manga fez questão de elogiar Clayton e disse que em breve visitará Pilar do Sul, cidade onde inclusive sua mãe nasceu. A vice Elaine e o secretário Nino permaneceram em Brasília.
Frase da semana
“Tá convidando todo mundo para morar em Sorocaba, mas estou trabalhando para que o nosso povo pilarense não precise ir pra lá” – Clayton Machado, prefeito de Pilar do Sul em vídeo gravado ao lado de Rodrigo Manga, chefe do Executivo de Sorocaba, em Brasília. Pilar é um dos 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. As cidades estão distantes 43 km.
Contingenciamento
Por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Governo Digital, comandada por Caio Lessio Previato (foto), a Prefeitura de São Caetano do Sul está fazendo uma ampla revisão de contratos de aquisição e prestação de serviços para tornar a administração ainda mais eficiente, reduzindo os gastos públicos – para enfrentar, sem sustos, um cenário econômico desafiador.
Segundo o secretário, a revisão dos contratos tem como objetivo atender aos decretos de contingenciamento publicados pelo prefeito Tite Campanella (PL) em janeiro. As normas estabeleceram corte de 12% nas despesas da administração municipal, a fim de alcançar superávit primário, ou seja, resultado positivo calculado a partir da diferença entre receitas e despesas.
Rápidas
– A rede Center Castilho abrirá sua primeira loja em Ribeirão Pires e está com vagas de emprego disponíveis.
– Em agenda conjunta, prefeitos do Grande ABC também levaram demandas da região ao Governo Federal e ao Congresso Nacional durante encontro que reuniu mais de 20 mil prefeitos, prefeitas e gestores municipais em Brasília.
– O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou aos muncípios um novo edital do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, voltado a projetos em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade.
– A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou o novo Manual Técnico de Arborização Urbana. O documento integra novas orientações para uma cidade mais verde e sustentável.
– Na política santista, o vereador Rui De Rosis Jr. (PL) reafirma oposição ao prefeito Rogério Santos (Republicanos) e promete cobrar responsabilidade na gestão pública. Na eleição de 2024, ele caminhou ao lado da deputada federal bolsonarista Rosana Valle (PL), derrotada no segundo turno.
Esta coluna é publicada às sextas-feiras no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br