Observatório vai coletar e fornecer dados sobre o turismo em Santo André

Lançado nesta semana pela Prefeitura de Santo André, o Observatório de Turismo será uma ferramenta responsável por coletar, tratar e interpretar os dados do segmento na cidade com o objetivo de nortear políticas públicas e ser fonte de informação para os investidores no setor. A apresentação da novidade, na sede de sindicato regional das áreas de gastronomia e hospedagem, contou com as presenças do prefeito Gilvan Junior (PSDB) e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
O observatório traz, por exemplo, o desempenho dos atrativos turísticos andreenses que, para efeito de análise, foram divididos nos seguintes blocos: histórico-cultural; ecológico; religioso; pedagógico; gastronômico; negócios; saúde. Os indicadores de desempenho são Imposto Sobre Serviços (ISS); atividades; empregos formais; meios de hospedagem; equipamentos; estudos e pesquisas; boletim trimestral.
Durante o lançamento, Banzato destacou o turismo como grande gerador de emprego e renda, além do “poder das conexões”. Os indicadores serão disponibilizados por meio do site acesse.santoandre.br/observatorioturismo e de boletins sistemáticos que irão analisar o desenvolvimento da economia do turismo local.
Dados

Três principais atrativos turísticos andreenses receberam 1 milhão de visitantes em 2024 (Fotos: Alex Cavanha)
O Observatório do Turismo de Santo André aponta que mais de 1 milhão de pessoas visitaram os três mais importantes equipamentos turísticos da cidade em 2024: a Vila de Paranapiacaba, a Sabina Escola Parque do Conhecimento e o Santuário Nacional de Umbanda. O número inclui também dados referentes ao turismo de negócios, coletados nos principais hotéis da cidade.
A ferramenta, que vai subsidiar poder público, empresários e investidores, foi apresentada na terça-feira (18), no Sintragastroh Sar (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Gastronomia, Alimentos Preparados, Bebidas a Varejo e meios de Hospedagem de Santo André, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), no Bairro Jardim. O segmento de turismo é responsável por aproximadamente 18 mil empregos formais em Santo André e mais de 1,2 mil estabelecimentos.
Frase
“Os dados vão dar subsídio também para quem quer investir em Santo André, porque o investidor põe recurso onde ele tem segurança”, Gilvan Junior, prefeito, durante evento de estímulo ao setor turístico andreense.
Rápidas
– A startup Reserva Tecnologia apresentou a plataforma Agenda do Pet em São Caetano do Sul com funcionalidades para facilitar a vida de tutores e empreendedores do setor. A empresa é residente no Parque Tecnológico Municipal.
– Neste domingo (23), das 10h às 15h, no Parque Central, em Santo André, tem a 2ª edição do ano da feira de adoção de cães e gatos “Eu Amo, Eu Adoto”. O evento vai disponibilizar 171 animais.
– Em versão pocket, a tradicional Parada do Orgulho LGBT+ de Santos chega à Lagoa da Saudade, no Morro Nova Cintra, neste domingo (23), das 16h às 20h, com diversas atrações musicais e performáticas. É o evento “Uma Parada na Lagoa”.
– Para marcar o aniversário de 87 anos da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), a diretoria promoveu coquetel de confraternização no último dia 19. Entre os convidados, o prefeito Gilvan Junior e o presidente da Câmara Municipal, Carlos Ferreira (MDB).
– Idealizador da lei que institui as escolas cívico-militares, o deputado estadual Tenente Coimbra (PL) defende a retomada da consulta pública sobre o tema pelo Estado e acredita que até julho o modelo de ensino possa entrar em vigor.
Esta coluna é publicada às sextas-feiras no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br