Político, de 82 anos, governou a cidade do Grande ABC por três oportunidades
O ex-prefeito Oswaldo Dias morreu nesta segunda-feira (05), aos 82 anos, em Mauá, devido a problemas respiratórios. O político cumpriu três mandatos à frente do Executivo da cidade: 1997/2000; 2001/2004; 2009/2012.
Nascido em Guarani (MG), no dia 13 de julho de 1942, Dias mudou-se aos 20 anos para Mauá, após uma passagem pelo Rio de Janeiro. No Grande ABC, o ex-lavrador foi metalúrgico e professor da rede estadual – ele era formado em Geografia e Ciências Sociais.
Após trabalhar nas empresas Sherwin Williams, Firestone e Metalúrgica Limasa, foi demitido, em 1979, depois de se filiar ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sua carteira de filiação traz a assinatura do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, Dias foi eleito vereador em Mauá em 1992 e venceu eleição para prefeito pela primeira vez quatro anos depois. Entre suas obras está a inauguração do Teatro Municipal, em dezembro de 2001, durante seu segundo mandato.
No ano 2000, exerceu a presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Oswaldo Dias era casado com a atual vice-prefeita de Mauá, Celma Dias (PT).
Políticos de toda a região têm se manifestado em solidariedade à família e amigos, exaltando o legado do ex-prefeito mauaense. O PT de São Bernardo emitiu nota de pesar:
“Oswaldo Dias dedicou a sua vida na luta por um mundo mais justo, igual e fraterno, tendo dado grande contribuição na fundação e construção do Partido dos Trabalhadores, ao movimento sindical e especialmente ao povo de Mauá, que viu nas suas administrações a transformação da cidade. Seu legado está eternizado e nesse momento de dor e luto nos solidarizamos com a companheira Celma Dias, todos os familiares e amigos.”
Ele estava internado no Hospital Nardini e morreu durante a madrugada. A Prefeitura de Mauá decretou luto oficial de três dias.
O velório será realizado a partir das 17h, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, onde às 20h haverá uma celebração ecumênica. O encerramento está previsto para as 9h desta terça-feira (06) e o sepultamento ocorrerá no Cemitério Vale dos Pinheirais.
(Atualizado às 12h50)
Leia também:
Santo André apresenta boas práticas no cuidado de pacientes com infarto durante fórum