InteriorPolíticaVídeos

“Me preparei para ser prefeito de Pilar do Sul, não cai de paraquedas”, diz Beto Jordão

beto jordao pilar do sul

Candidato a prefeito pelo PSD participou da sabatina Acontece Pilar do Sul/Blog do Baena e apresentou suas propostas

Nesta terça-feira (1º), a segunda noite de entrevistas do projeto Sabatina Eleições 2024, promovido pelo Acontece Pilar do Sul em parceria com o Blog do Baena, teve como  convidado o candidato do PSD à Prefeitura, Beto Jordão. Ao longo de cerca de 40 minutos, ele expôs propostas de seu plano de governo, a partir do sorteio de temas pré-definidos.

Na abertura, conforme as regras, apontou que o principal desafio do futuro prefeito é melhorar a saúde e gerar empregos. “Por isso, nosso plano de governo engloba a criação de uma unidade em funcionamento 12 horas por dia, de segunda a segunda, com farmácia e também a criação de uma clínica de especialidades, como gastroenterologia, ginecologia e pediatria. Ainda a realização de exames laboratoriais e de imagem no próprio município para que as pessoas não tenham que ir até Sorocaba ou Itu para fazer ultrassom, tomografia, exames de sangue ou mamografia, pegando filas e tendo que ficar fora o dia todo.”

Para estimular o desenvolvimento da cidade, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, e gerar empregos, citou a criação de um novo parque industrial na SP-264 (leia abaixo). Representante da coligação “Juntos por Pilar do Sul”, que reúne os partidos PSD, MDB, PDT, PP e PSDB, Beto Jordão defendeu a força de seu grupo político que reúne deputados, ex-prefeitos e empresários.

No primeiro dia permitido pela legislação para propaganda eleitoral, por exemplo, a campanha contou com o apoio de Gilberto Kassab, que marcou presença em Pilar do Sul. Presidente nacional do PSD, Kassab é um dos líderes políticos mais influentes do País atualmente, tanto no governo federal quanto no estadual, onde é secretário de Governo e Relações Institucionais.

“Na verdade, venho respeitosamente pedir o voto de confiança do povo de Pilar do Sul, que sabe que sou pilarense da gema, fui vereador, secretário em várias gestões, trabalhei em três cidades e fui assessor da Maria Lúcia (Amary, deputada estadual). Já geri vários orçamentos municipais altos, consegui muito lá fora, como a construção do novo hospital de Salto de Pirapora, com 90% da obra concluída, adquiri conhecimento e vou trazer essa bagagem para Pilar do Sul. Me preparei para ser prefeito, não cai de paraquedas”, destacou, em resposta à questão “Por que o senhor merece um voto de confiança do eleitor de Pilar do Sul?”.

A cidade conta com 22.626 pessoas aptas a votar nesta eleição. No último pleito, em 2020, eram 22.494 eleitores, o que demonstra uma leve variação positiva no eleitorado.

“Não viemos aqui para brincar, mas para ajudar nossa cidade na Educação, Saúde, Transporte Público e Mobilidade. Com respeito ao cidadão e um plano de governo feito com muita responsabilidade, temos consciência, Zé Francisco (candidato a vice) e eu, de que vamos cumpri-lo nos próximos quatro anos porque temos conhecimento da nossa cidade, dos desafios e da realidade de cada bairro por onde a gente tem andado”, completou.

Perfil

Roberto Magalhães Jordão, popularmente conhecido como Beto Jordão, nasceu em Pilar do Sul e tem 48 anos. Casado há 28 anos com Silvia Jordão, tem duas filhas: LarissaLaura. Formado em Gestão Empresarial e Marketing e em Gestão Pública, já foi vereador e atuou como secretário municipal de Gabinete, Segurança Pública e Assistência Social.

Também foi secretário nas cidades vizinhas de Piedade, Sarapuí e Salto de Pirapora, onde esteve à frente da pasta da Saúde, e foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Tem como candidato a vice-prefeito o advogado José Francisco de Almeida (PSDB), segundo colocado na eleição municipal de 2020.

Beto Jordão tenta reverter na Justiça Eleitoral sua impugnação para a disputa ao cargo de prefeito de Pilar do Sul, solicitada pela coligação “Desenvolvimento com Qualidade de Vida”, formada por Republicanos, Podemos e PSB. Por decisão do juiz Matheus Oliveira Nery Borges, divulgada em 20 de setembro, a candidatura foi indeferida devido ao caráter punitivo de sua saída da Secretaria de Saúde de Piedade, em 2020, após abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), o que geraria ainda inelegibilidade por oito anos. A defesa contesta, alegando que ele não foi destituído do cargo, mas pediu exoneração.

O candidato à Prefeitura de Pilar do Sul pelo PSD registrou, inclusive, boletim de ocorrência contra o que classifica como fake news envolvendo seu nome. A equipe de Beto Jordão alega que há notícias falsas circulando no município, dando conta de que a candidatura dele teria sido cassada. Segundo os assessores, o que houve, até o momento, foi o indeferimento do registro em primeira instância e cabe recurso em instâncias superiores – Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Sendo assim, a campanha poderia continuar normalmente.

Confira os principais pontos da Sabatina Acontece Pilar do Sul Eleições 2024 com Beto Jordão:

Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

O candidato reconhece a importância do tema e defendeu o estímulo ao uso da bicicleta com a criação de rotas cicloviárias, além de um plano de arborização urbana e da recuperação de nascentes. “Passamos por muitos lugares da nossa cidade que não têm árvores. Nós precisamos iniciar o plantio e um projeto de conscientização para o cuidado do meio ambiente junto às escolas, igrejas, associações de bairro e empresas. Também cuidar dos nossos afluentes, como o Ribeirão do Pilar, das nossas cachoeiras, fazer a limpeza e o desassoreamento dos nossos córregos com um trabalho forte”, comentou, mencionando ainda a questão da falta de água, que não existia e passou a ocorrer em alguns bairros.

Outro ponto defendido por Beto Jordão foi o investimento na destinação correta do lixo e a efetivação da coleta seletiva. “Dessa forma, estimularemos as cooperativas para a separação de recicláveis, gerando renda e reduzindo os danos ambientais. Além disso, teremos a criação de ecopontos na cidade e em áreas de expansão urbana, como Jardim Cananéia e Chácaras Reunidas.”

O candidato garantiu que pretende inovar com o uso de placas solares nos prédios públicos, visando a redução do consumo e das despesas com energia elétrica. Outras propostas incluem a recuperação de matas ciliares, como a do Rio Pinhal, na Cananéia, e a recuperação do selo “Nascente das Águas” como forma de agregar o turismo.

Esporte, Cultura e Lazer

A construção de uma Arena Multiuso é a principal bandeira do prefeiturável na área esportiva. “Os pilarenses não têm mais espaço para a disputa de campeonatos, nosso ginásio já não comporta”, explicou. O local, no terreno do Recinto de Festas Chico Mineiro, contemplaria modalidades como vôlei, basquete, atletismo e tênis de mesa.

Em seu plano de governo, Beto Jordão incluiu propostas apresentadas em 2020 por seu candidato a vice, Zé Francisco, e por Erick Melchior (PSD), o Erick da Pizzaria, terceiro colocado na disputa majoritária há quatro anos e um dos coordenadores da candidatura defendida atualmente pelo grupo. Entre elas, está a criação do parque do Jardim Nova Pilar, em local onde deveria existir uma praça de lazer.

De acordo com o candidato a prefeito, o projeto contempla quadras poliesportivas, pista de caminhada, quiosques, concha acústica, campo de futebol, estacionamento e policiamento. “No  local, existe uma nascente e dá para fazer um lago maravilhoso. Queremos trazer as famílias para o parque e para praças de lazer, que contemplem playground e academia ao ar livre para a terceira idade. Hoje uma mãe não tem opções ou espaços arborizados para levar suas crianças”, disse.

As praças de lazer, segundo o entrevistado, não ficariam restritas à cidade, mas seriam criadas também em bairros afastados do Centro ou fora do perímetro urbano, como Jardim Ipê, Cananéia, Panorama e Paineira. “O governante hoje, para ter sabedoria e sucesso, depende de projetos e, sendo eleito, a partir de 2025, teremos uma equipe moderna para apresentar projetos, buscar convênios e parcerias com os governos estadual e federal, emendas parlamentares e recursos da iniciativa privada.”

Os deputados federais Vitor Lippi (PSD), Mauricio Neves (Progressistas) e Simone Marquetto (MDB) e os estaduais Maria Lúcia Amary (PSDB) e Edson Giriboni (União Brasil) foram mencionados como parlamentares que serão parceiros na implantação de projetos da futura gestão, caso Beto Jordão seja eleito. Ele ainda se comprometeu a reativar a Casa do DER, na Avenida Miguel Petrere, como espaço cultural, de lazer e turístico, incentivando o primeiro emprego aos jovens pilarenses.

Transporte Público, Trânsito e Mobilidade

“Uma grande preocupação é sobre a diminuição do transporte público, que hoje só é contemplado durante a semana porque tem o transporte dos alunos. Quando chega o fim de semana, o recesso escolar, os bairros distantes ou rurais, como Cananéia, Reunidas, Nova Pilar e São Manoel, não tem transporte para as famílias”, criticou o candidato.

Para solucionar a questão, Beto Jordão propôs a circulação de uma frota de ônibus mais moderna, além do desenvolvimento de uma plataforma digital com informações sobre itinerários e horários das linhas. A implantação da tarifa zero também está no radar, mas sem definição de prazo, pois a medida passa por revisão do contrato com a empresa prestadora do serviço. “Temos um orçamento de R$ 150 milhões e é possível, mas primeiro temos que resolver a questão da falta de transporte”, esclareceu.

O sabatinado mencionou a contratação de empresa de engenharia de tráfego para estudo do trânsito do município, devido ao aumento da frota de veículos, e soluções para a mobilidade, como a sincronização semafórica. Ainda falou em concluir a pavimentação de vias importantes como as avenidas José de Nóbrega e José Rugine.

“Na José Rugine, onde será erguido o santuário (dedicado à São Roque, no bairro Campestre), um importante ponto para o turismo religioso, já conquistamos quase R$ 4 milhões em emendas junto à deputada Maria Lúcia. A conclusão da via vai proporcionar ainda o desvio de caminhões e carretas da avenida Miguel Petrere, que se desenvolveu e é hoje um corredor comercial de grande visibilidade, em sua área nova próximo da Santa Casa, graças aos moradores de São Paulo e região que têm chácaras nos bairros Cananéia e Reunidas e fazem suas compras aos finais de semana.”

Obras e Infraestrutura

Ao abordar o quarto tema sorteado, Beto Jordão reforçou que pretende avançar nos projetos de recapeamento e pavimentação de ruas e avenidas, caso das marginais dos córregos do Peixinho e da Passagem, e instalar iluminação de LED em toda a cidade. “Além de ser mais eficiente, diminui o valor da conta.”

Segundo ele, a modernização de vias proporcionará a atração de investimentos à cidade. Por isso, detalhou projeto de melhorias na infraestrutura do atual Distrito Industrial, a partir da interligação com a rodovia SP-264, o que vai exigir desapropriações. Numa segunda etapa, seria instalado um novo Parque Industrial e ambos, interligados, melhor localizados e com logística adequada, se tornariam polos de capacitação profissional e geração de empregos.

“Caso eleito, nos seis primeiros meses de mandato, pretendo passar escritura definitiva para quem já investiu na atual área industrial por mais de 14, 15 anos e precisa de condições para ampliar seus negócios, mas as matrículas ainda estão em nome da Prefeitura”, declarou.

A reforma e ampliação de escolas, a construação de novos trevos de acesso ao município e a reurbanização dos já existentes foram outros pontos mencionados pelo candidato quando Obras e Infraestrutura foi o assunto em discussão.

Tema Livre

O pleiteante ao comando do Executivo pilarense aproveitou o Tema Livre para explorar ações que pretende colocar em prática, se eleito, em habitação, turismo e, sobretudo, saúde, levando em conta sua atuação na área nas prefeituras de Piedade, Sarapuí e Salto de Pirapora. Um núcleo voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com neurologista, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo está nos planos.

Assim como fez em Salto de Pirapora, Beto Jordão se comprometeu a implantar o SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar) em Pilar do Sul, levando médicos, fisioterapeutas e remédios para o atendimento de pacientes acamados. A iniciativa seria tocada com recurso mensal de R$ 60 mil oriundo do governo federal. “Onde fui secretário já fiz e creio que tenho condições de fazer em Pilar do Sul, tenho experiência”, defendeu.

Além da abertura de unidade de saúde com horário estendido, o candidato comentou sobre a necessidade de ampliar a parceria do município com a Santa Casa de Misericórdia de Pilar do Sul. “Chega o final de semana, os postos de saúde estão fechados e isso sobrecarrega a Santa Casa. Com a ampliação da parceria, teríamos atendimento pelo SUS em especialidades como gastroenterologia, ginecologia, cardiologia, urologia e exames de ultrassom, mamografia e tomografia. Também é possível ampliar a oferta de ortopedistas, que hoje atendem apenas uma vez por semana.”

Para diminuir o déficit habitacional, Beto Jordão apresentou proposta de doação de lotes para a construção de moradias populares. “Muitas famílias precisam comprometer parte de sua renda para pagar aluguel. Assim como foi feito no Nova Pilar I e II, vamos desapropriar áreas, voltar a doar os lotes e trazer a iniciativa privada, o Minha Casa, Minha Vida e o Casa Paulista para proporcionar acesso à moradia. Isso já ajudou a cidade a se expandir de forma organizada, sem favelas, com bairros populares com infraestrutura, água e esgoto”, pontuou.

Outros propostas abordadas foram a valorização do funcionalismo público, com a retomada de cursos e treinamentos, uniformes de trabalho e plano de saúde; apoio ao pequeno, médio e grande produtor rural, a partir da revisão de decreto que proíbe parcerias com os proprietários rurais; e o investimento no turismo, que passaria pela qualificação de profissionais para atuar no setor. “Temos cachoeiras, a Usina Batista (represa), Cananéia, Reunidas e Panorama, lugares lindos que precisam de um olhar do poder público.”

Beto Jordão disse ter notado que os proprietários de chácaras no município estão desmotivados diante da falta de investimentos em infraestrutura e zeladoria. “Isso não pode acontecer. As pessoas deixam de vir e consumir na cidade. Vamos avançar nos projetos de asfalto e iluminação e contemplar também esses bairros de extensão urbana.”

Segurança Pública

“Iluminar 100% da cidade com LED também é investir em segurança”. Assim Beto Jordão iniciou a explanação sobre o último tema da Sabatina Eleições 2024, exibida no grupo público Acontece Pilar do Sul, no Facebook, e no canal Blog do Baena TV, no Youtube. “Já foi feita, por parte da Prefeitura, a substituição das lâmpadas em algumas ruas, mas é preciso avançar. Áreas escuras geram insegurança”, destacou.

O candidato disse ter plano de integrar as forças policiais (civil e militar) e a GCM (Guarda Civil Municipal). “A guarda municipal começou a operar e teve que ser recolhida não sei o motivo’, alegou. “A gente quer uma pessoa capacitada, técnica, para comandar a Segurança, alguém com experiência na área, que tenha bastante bagagem. Nossos guardas, por exemplo, precisam de capacitação e treinamento, e precisamos aumentar o efetivo para atuação aos finais de semana, quando mais gente visita a cidade, e em patrulhas rurais.”

Beto Jordão ainda mencionou a necessidade de equipar a Defesa Civil para atuação preventiva e para lidar em caso de catástrofes. Também a ampliação da Atividade Delegada. “O custo é baixo para a Prefeitura, o policial está a serviço do Estado, as viaturas e armamentos são de responsabilidade do Estado. O município entra com um aporte no subsídio dos policiais”, explicou.

Por fim, criticou a falta de investimento em tecnologia para o combate à violência. “Quando fui secretário, na gestão do Luiz Henrique (de Carvalho), entre 1998 e 2000, fomos os primeiros a instalar câmeras pela cidade e já tínhamos 30 equipamentos, que foram retirados por outros prefeitos. Um sistema de monitoramento integrado fortalece o serviço da Polícia Militar e diminui a criminalidade. Apesar de nossa cidade ser calma, precisa de segurança. A tecnologia veio para favorecer.”

Assista a íntegra da Sabatina Acontece Pilar do Sul Eleições 2024 no canal Blog do Baena TV, no Youtube:

O projeto

“O projeto Sabatina Acontece Pilar do Sul Eleições 2024 permite aos candidados exporem suas opiniões e as propostas de seus planos de governo para a gestão 2025-2028 sem baixarias, calúnias ou ofensas pessoais aos adversários. O intuito é ajudar o eleitor pilarense a analisar as ideias e decidir seu voto de maneira consciente”, destacou o jornalista e apresentador Gustavo Baena, editor do Blog do Baena.

De forma democrática, todos os concorrentes nestas eleições majoritárias foram convidados, mas o candidato Paulinho da Cadeira de Rodas, da coligação PL-União Brasil, alegou compromissos assumidos anteriormente para não participar. Beto Jordão (PSD) e Clayton Machado (Republicanos) assinaram documento concordando com as regras das sabatinas.

A ordem das entrevistas foi definida em sorteio, realizado no dia 26 de setembro, e de conhecimento das assessorias das campanhas e coligações.

Leia também:

“Pilar do Sul não aguenta mais a velha política”, diz Clayton Machado

COMPARTILHAR: