Candidato do PSDB, de Paulo Serra, aparece numericamente à frente em todos os cenários analisados
Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo jornal Diário do Grande ABC e divulgado nesta sexta-feira (12), traz Gilvan (PSDB), aliado do prefeito Paulo Serra (PSDB), na liderança da disputa à Prefeitura de Santo André. O escolhido para a sucessão pelo grupo político que comanda a cidade atualmente tem 22,4% das intenções de voto na pesquisa estimulada – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados.
Na sequência, aparecem o vereador Eduardo Leite (PSB), com 16,9%; Bete Siraque (PT), com 15,2%; e o atual vice-prefeito, Luiz Zacarias (PL), com 14,5%. Como a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro postulantes ao Paço estariam em condição de empate técnico. O grau de confiança da pesquisa, realizada entre os dias 06 e 11 de julho com 710 eleitores, é de 95%.
Pesquisa estimulada (cenário 1)
- Gilvan (PSDB): 22,4%
- Eduardo Leite (PSB): 16,9%
- Bete Siraque (PT): 15,2%
- Luiz Zacarias (PL): 14,5%
- Coronel Edson Sardano (Novo): 5,9%
- André do Viva (PRTB): 4,4%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 10,6%
- Não sabe/ Não respondeu: 10,1%
Num segundo cenário, com cinco pré-candidatos, Gilvan também aparece numericamente à frente, com Bete Siraque e Luiz Zacarias oscilando entre a terceira e quarta colocação. Com 6,6% das intenções de voto, o coronel Edson Sardano (Novo) é o único fora da condição de empate técnico neste cenário.
Pesquisa estimulada (cenário 2)
- Gilvan (PSDB): 22,8%
- Eduardo Leite (PSB): 18%
- Luiz Zacarias (PL): 15,4%
- Bete Siraque (PT): 15,2%
- Coronel Edson Sardano (Novo): 6,6%
- Nenhum/ Branco/ Nulo: 11,5%
- Não sabe/ Não respondeu: 10,4%
Já na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de possíveis candidatos aos entrevistados, Gilvan é o mais citado depois do prefeito Paulo Serra, um indicativo de que o nome do pré-candidato já é associado à atual gestão, cuja aprovação é alta (confira avaliação abaixo).
Pesquisa espontânea
- Paulo Serra (PSDB): 7,7%
- Gilvan (PSDB): 4,4%
- Luiz Zacarias (PL): 3,1%
- Eduardo Leite (PSB): 2,1%
- Bete Siraque (PT): 1,8%
- Ana Carolina Serra (Cidadania): 1%
- Coronel Edson Sardano (Novo): 0,6%
- André do Viva (PRTB): 0,1%
- Outros nomes citados: 0,3%
- Ninguém/ Branco/ Nulo: 6,2%
- Não sabe/ Não respondeu: 72,7%
Bete Siraque está no topo do ranking de rejeição – quando os entrevistados respondem em quem não votariam de jeito nenhum se as eleições fossem hoje -, seguida por Luiz Zacarias. Uma demonstração de que o PT de Lula, partido que já governou a cidade por cinco vezes, e o PL de Bolsonaro devem ser coadjuvantes no município de 748.919 habitantes, quinto mais populoso do estado de São Paulo.
Rejeição
- Bete Siraque (PT): 29,3%
- Luiz Zacarias (PL): 19,4%
- Coronel Edson Sardano (Novo): 17,%
- Gilvan (PSDB): 16,6%
- André do Viva (PRTB): 14,8%
- Eduardo Leite (PSB): 14,2%
- Poderia votar em todos: 7,9%
- Não sabe/ Não respondeu: 26,1%
Aprovação administração Paulo Serra
Reeleito em 2020, Paulo Serra não pode se candidatar novamente. O Instituto Paraná Pesquisas mediu o desempenho do prefeito junto aos andreenses e a aprovação do governo é alta: 78,5%. A administração do tucano registra apenas 18% de reprovação, lembrando que ele lidera a pesquisa espontânea, empatado tecnicamente com Gilvan.
O candidato do PSDB passou pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Saúde, além de ter sido superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) no atual governo.
(Fotos: Divulgação)
Leia também:
Em Santo André, Gilvan reúne 300 médicos para elaboração do plano de governo com foco na Saúde