Coluna do Baena

Arquiteto de Praia Grande é destaque na Casa Cor 2025

gabrielfernandesarqpg

Quem visita a edição deste ano de Casa Cor São Paulo é seduzido por um ambiente de conexão afetiva que leva a um cenário que está no imaginário coletivo brasileiro: a Casa de Novela. O espaço é assinado pelo arquiteto e designer praia-grandense Gabriel Fernandes, à frente do GF Estúdio 55.

Com mais de 10 anos no mercado, o profissional já havia se destacado em duas edições anteriores da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo mais famosa do Brasil (2022 e 2024). Desta vez, a inspiração veio da maneira como gerações de mães, avós e tias se referiam às casas mais bonitas como “casas de novela”.

CASACOR_-214

CASACOR_-227

CASACOR_-255

“Estar num projeto da importância de Casa Cor São Paulo é uma oportunidade de aproveitar esse lugar e passar uma mensagem, ainda mais no meu caso, que tenho um trabalho extenso de pesquisa sobre cultura brasileira. É o encontro das pessoas com a nossa linguagem e com as coisas que a gente acredita e enxerga como verdade absoluta na arquitetura. Muitas vezes, as demandas do dia a dia não permitem essa comunicação direta com o público”, comenta o arquiteto.

A proposta reflete, em 90m², um lar sonhado, iluminado e sustentável, que recria com muita sensibilidade a atmosfera de uma casa carioca – com salas de estar e jantar, quarto, banheiro e closet -, homenageando a teledramaturgia brasileira e o protagonismo cultural feminino. Um projeto onde tempo, memória e estética se entrelaçam e que conecta referências modernas, cultura popular e design brasileiro com sofisticação e cuidado.

CASACOR_-250

CASACOR_-252

CASACOR_-221

Fotos: Giancarlo Cadengue / Ch’i Filmes

As referências à cidade maravilhosa estão nos tons e formas do mobiliário, numa fusão entre tradição e contemporaneidade, nas cores dos tecidos, obras de arte, acessórios e detalhes, como o forro que remete ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. “Sempre procuro trazer elementos que mexem com o imaginário popular brasileiro para materializar algo novo, ligado aos dias atuais”, reforça Gabriel.

Talvez não seja exagero imaginar que, a qualquer momento, uma Helena de Manoel Carlos possa bater à porta.

0Z7A5686-1

Gabriel Fernandes (Foto: Divulgação)

A Casa Cor 2025 pode ser visitada até 03 de agosto, no Parque da Água Branca, em São Paulo. De terça a domingo das 11h às 21h.

Bons indicadores

GCM+CGE_São Caetano

São Caetano registra queda de roubos e se destaca na geração de empregos

São Caetano do Sul acaba de divulgar índices altamente positivos nas áreas de segurança e trabalho. Pelo quinto mês consecutivo, os indicadores de roubo caíram no município, que também segue com ritmo favorável de geração de empregos.

Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que, na comparação entre maio deste ano e maio de 2024, houve queda de 27,4% nos casos de roubo. No acumulado do ano (janeiro a maio), também há forte retração em comparação com o mesmo período de 2024: redução de roubos de veículos (41,2%) e outros, como celulares e demais objetos (37,2%).

São Caetano apresentou saldo positivo de 678 vagas formais de trabalho em maio, resultado de 5.784 admissões. O total de empregados na cidade atingiu 118.710. Entre os destaques está a inclusão dos jovens no mercado, com um recorde histórico: 1.527 jovens com até 24 anos contratados. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e organizados pelo Observatório Grande ABC.

Repercussão 1

“Os números comprovam que estamos no caminho certo da política de segurança pública em São Caetano do Sul. Temos uma atuação integrada com a GCM, Polícia Civil, Polícia Militar e também com a sociedade civil organizada. Sem falar em uma rápida resposta à criminalidade por meio da tecnologia e inteligência”, avalia o secretário de Segurança, Lourival dos Santos Silva.

Repercussão 2

“Os resultados apresentados refletem o esforço conjunto de poder público, iniciativa privada e sociedade civil para a construção de um ambiente econômico cada vez mais dinâmico e inclusivo. São Caetano do Sul reafirma seu protagonismo no Grande ABC, com forte geração de empregos e incentivo ao empreendedorismo, especialmente para os jovens, que são a base do nosso futuro. Seguiremos trabalhando para manter esse crescimento sustentável e a qualidade de vida da nossa população”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, Pio Mielo.

Rápidas

– Ainda sobre empregos, o Grande ABC apresentou, em maio deste ano, a abertura de 2.000 vagas formais e totalizou 24.414 novos postos de trabalho com carteira assinada nos cinco primeiros meses do ano. Além de São Caetano, quatro cidades registram saldo positivo: Santo André (+855), Mauá (+354), São Bernardo do Campo (+80) e Ribeirão Pires (+80). Por outro lado, Diadema (-2), e Rio Grande da Serra (-45) recuaram.

– Vem aí a terceira edição do Fórum MPE – Mulheres Pretas Empreendem, que acontece no próximo dia 12 (sábado), das 9h às 18h, no Parque Tecnológico de Santos. Gratuito, o evento terá palestras e painéis com grandes nomes do empreendedorismo e do mundo dos negócios.

– Entre os nomes já definidos pela prefeita eleita de Mongaguá, Cristina Wiazowski (PP) para seu secretariado está o de Zilvani Guimarães para a pasta da Saúde. Profissional com ampla experiência na área, ela já atuou em cidades como Santos, Diadema, Mauá e ultimamente estava em Santo André, na direção administrativa do Hospital da Mulher.

– Outro nome do ABC muito próximo da futura chefe do Executivo de Mongaguá, que tomará posse no próximo dia 11, é o do ex-vereador de Santo André Willians Bezerra da Silva. Dirigente do PT na Baixada Santista e membro da equipe de transição de governo, ele tem articulado investimentos para a cidade junto ao governo federal e já esteve com Cristina Wiazowski em Brasília após a eleição do dia 08 de junho.

– Em Pilar do Sul, estão a todo vapor os preparativos para o Festival Gastronômico de Inverno, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 deste mês, na Praça Central. Em sua primeira edição, o evento terá o rock and roll como tema, além de concurso com pratos especialmente preparados por estabelecimentos do município. Organização da Secretaria de Cultura e Turismo.

Esta coluna é publicada às sextas-feiras no Blog do Baena. Contato: baena@blogdobaena.com.br

COMPARTILHAR: